VOLVO E BAIDU DESENVOLVERÃO E FABRICARÃO CARROS ELÉTRICOS AUTÔNOMOS NA CHINA
Volvo e Baidu estabeleceram uma importante e estratégica colaboração visando o futuro mais imediato. O fabricante sueco de automóveis Premium e a empresa tecnológica chinesa acordaram em desenvolver e fabricar carros elétricos autônomos na China. O gigante asiático está significando um verdadeiro cenário de testes para o futuro da indústria automobilística. Um futuro onde a mobilidade elétrica e automatizada será fundamental.
Segundo anunciou a Volvo, o objetivo desse acordo com a Baidu é a produção em massa desse tipo de veículos para a China. Com essa associação, ambas as empresas esperam consolidar-se como atores relevantes em mobilidade elétrica e autônoma para o país asiático. Trata-se da primeira vez que a Baidu estabelece um importante acordo com um fabricante estrangeiro do porte de uma Volvo.
Baseado no acordo de colaboração, a Baidu contribuirá à associação com sua plataforma de condução autônoma Apollo. Essa plataforma é formada por mais de 100 empresas de renome, entre as quais encontramos empresa tão relevantes como a BMW. Todas as empresas que estão na plataforma Apollo trabalham na mesma direção, ou seja, tornar possível a condução totalmente autônoma.
As previsões da indústria assinalam que com quase total probabilidade, a China se tornará o maior mercado de carros autônomos nas próximas décadas. Segundo um informe da IHS Markit, se prevê que para o ano de 2040 serão vendidos por volta de 14.5 milhões de carros autônomos na China, enquanto que o volume global alcançará os 33 milhões de automóveis autônomos.
A implementação dessa colaboração não é mais que outro passo no caminho que a Volvo se propôs para tornar-se um fornecedor global de serviços de mobilidade. Para meados da próxima década a Volvo espera gerar um terço de todas as vendas anuais de carros autônomos. As tecnologias de automatização da condução serão cruciais para o futuro da empresa sueca.
Atualmente são vários os projetos relacionados com a condução autônoma em que a Volvo está trabalhando. Desde o projeto Drive Me até os acordos firmados no momento com a Uber.