VOLVO E NVIDIA, UMA PARCERIA CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARROS AUTÔNOMOS

A Volvo é uma das marcas de carros que devem ser seguidas de perto por todo o trabalho que vem realizando no campo das tecnologias de automatização da condução. O fabricante sueco, respaldado pelo gigante chinês Geely, é consciente de que o carro autônomo é um dos pilares sobre os quais se sustentará a indústria automobilística a médio e longo prazo.
Os diferentes fabricantes de automóveis que deverão ser os protagonistas nesta particular competição pelo desenvolvimento de carros com capacidade de condução 100% autônoma, decidiram estabelecer alianças estratégicas. É que na verdade é realmente custoso e complicado ‘guerrear sozinho’. A Volvo não é uma empresa alheia a estas colaborações e/ou alianças que estão sendo elaboradas. É por isso que decidiu ampliar sua colaboração com uma empresa tecnológica de referência, a NVIDIA.
Já é oficial, a Volvo amplia sua colaboração com a NVIDIA. O objetivo deste estreitamento de laços entre ambas as empresas não é outro que o de a Volvo poder ter acesso à tecnologia ‘system-on-a-chip (SoC) NVIDIA DRIVE Orin’ para poder aplicá-la no sistema de condução autônoma que equipará a próxima geração de modelos da marca sueca. A capacidade de processamento de dados é crucial.
O NVIDIA DRIVE Orin é uma plataforma dedicada à computação de inteligência artificial (IA) para o setor automobilístico. É capaz de processar o volume de 254 teras de operações por segundo (TOPS). A Volvo quer ser o primeiro fabricante global de veículos a utilizar o NVIDIA DRIVE Orin em sua próxima geração de veículos. São veículos que estarão sustentados pela plataforma SPA2.
A Volvo escolheu o particular carro-chefe de sua família de modelos SUV para ser o primeiro a estrear esta tecnologia. Estamos falando da nova geração do Volvo XC90, que será lançado no próximo ano de 2022. Será o primeiro veículo que incorporará esta tecnologia SoC. A mencionada arquitetura SPA2 está preparada em termos de hardware para a condução autônoma desde o começo da produção.
A função de condução autônoma sem supervisão será ativada nos modelos da Volvo tão logo se confirme que pode ser utilizada com segurança nas áreas e nas condições concretas onde circula o veículo. O computador com processador NVIDIA DRIVE Orin é um elemento chave, já que funcionará junto com o software que está sendo desenvolvido internamente na Zenseact, empresa de propriedade da Volvo especializada em softwares para condução autônoma.
A capacidade de processamento de dados e gráficos do NVIDIA DRIVE Orin permite a integração de conjuntos de sensores avançados totalmente necessários para a condução autônoma, como é o caso da tecnologia LiDAR.