VOLVO PODERÁ TER MOTOR DE 450 CV
Ainda é um protótipo que alguns jornalistas já dirigiram, mas a verdade é que a Volvo acredita que o motor de quatro cilindros com três turbos e 450 cv poderá chegar à produção em série e ser uma boa dor de cabeça para os rivais alemães.
O responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Volvo, Peter Mertens, acredita que este será um motor do futuro e depois de ter apresentado a linha de motores Drive-E em outubro, a marca sueca revela agora este motor super poderoso.
A tecnologia desenvolvida pela Volvo denomina-se “Drive-E High Performance Concept by Volvo” e combina dois turbocompressores e um “e-boost” elétrico para aumentar a potência e torque em um grande número de rotações.
O “e-boost” elétrico funciona quando o carro circula em baixas rotações para encher os turbos, reduzindo o tempo de resposta de forma evidente e melhorando as perfomances. Além dos 450 cv, o motor apresenta 537 Nm de torque. Um salto impressionante desde o bloco mais potente da família Drive-E que produz 308 cv e 400 Nm de torque.
Para chegar nos números apresentados, o motor recebeu diversas alterações. Primeiro a diminuição da taxa de compressão, reforço nas bielas e capas de biela além de molas de válvula mas fortes. Os técnicos da Volvo melhoraram a performance em termos de refrigeração e lubrificação e desenharam em conjunto com a Denso, uma nova bomba de gasolina que opera a 250 bar, tendo os injetores passado de 20 para 25 cc.
Segundo os responsáveis da Volvo, este poderá ser um motor a ser usado em vários modelos que farão parte da nova linha Polestar de elevadas performances e que vão ser revelados nos próximos meses. Segundo Mertens, “ainda não foi decidido se o motor será produzido em série ou não, mas como responsável pela pesquisa e desenvolvimento, tenho a vontade de dizer que sim, vamos produzi-lo. Será uma pena se não o fizermos e até temos uma boa solução para ele: que tal um motor para as versões Polestar?”.
Se a Volvo levar este motor para a produção em série, irá mudar o nível de potência especifica dos motores de quatro cilindros de 2.0 litros, hoje dominada pelo motor do A 45 AMG (359 cv) e que poderá ser modificada, uma vez mais, assim que o Golf R400 for colocado à venda com os seus 400 cv.