VOLVO REFORÇA ALIANÇA COM GEELY E LYNK & CO

A Volvo irá adquirir uma participação minoritária, mas significativa, no capital da Lynk & Co, o fabricante chinês de carros elétricos. Isso foi confirmado por Hakan Samuelsson, CEO da marca sueca, ao pessoal do Automotive News Europe.
A Geely, que também é a proprietária da Volvo, se manterá como sócia majoritária na Lynk & Co, e determinará também a porcentagem que irá para a marca sueca.
A Volvo e a Geely também irão constituir uma joint-venture na base de 50/50 para partilhar as atuais e futuras tecnologias com outras marcas do grupo chinês, entre as quais as plataformas, sistemas de propulsão elétricos e híbridos, baterias e sistemas de carregamento.
Nos termos do acordo, a Geely e a Lynk & Co poderão também utilizar as plataformas dos modelos Volvo, entre as quais a Compact Modular Architecture (CMA), que a Volvo e a Geely desenvolveram para os seus modelos compactos da família Volvo V40/XC40, e a Scalable Product Architecture (SPA), que serve de base aos modelos médios e grandes, das famílias S90/V90/XC90 e ao novo SUV XC60.
O acordo prevê também a colaboração em ternos de compras e de contratação de fornecedores, com um enorme potencial de redução de custos.
A Lynk & Co partilhará tecnologias e componentes com a Volvo e utilizará a rede de concessionários da marca sueca para vender os seus modelos nos EUA e na Europa, a partir de 2019.
A Lynk & Co tem uma agenda de produto que inclui o lançamento do crossover compacto 01 e do sedan 03, que serão fabricados com base na plataforma CMA. O Lynk 01 será colocado à venda na China no último trimestre do ano. Será um rival do Nissan Qashqai e do Volkswagen Tiguan. Um terceiro modelo, o Lynk 02, deverá ser um sedan de estilo coupe.
Alian Visser, o VP da Lynk & Co disse recentemente ser tecnicamente possível produzir os modelos da marca na fábrica belga da Volvo, em Gent, de onde os modelos que utilizam a plataforma CMA, como o futuro SUV compacto XC40, começarão a sair da linha de montagem a partir do final deste ano. “É uma opção, mas ainda não há decisões. Mas sempre deixamos claro que a nossa pegada de produção seria global”, disse Visser, antigo gestor da GM e da Toyota.
Inicialmente, os modelos da Lynk & Co serão produzidos em Luqiao, na China, na mesma fábrica que a Volvo utilizará para montar os XC40 destinados ao mercado local.