VOLVO XC40 DEVE CHEGAR EM 2018 E SERÁ REFERÊNCIA NA MARCA SUECA
Parece que a Volvo Cars tem muito clara sua aposta no futuro em médio prazo. A ampliação de sua linha de modelos terá um importante componente SUV. O Volvo XC40 será um crossover compacto que será significativo na linha e do qual se espera que participe com uma boa porcentagem das vendas da marca sueca. Todos os prognósticos apontam que sua chegada ao mercado não acontecerá pelo menos até o primeiro semestre de 2018.
O XC40 será o precursor de uma ‘Série 40’ totalmente renovada e que terá como referência os Volvo 40.1 e 40.2 Concept. Isso significa que utilizarão a nova plataforma modular CMA, que é modular, porém menor que a SPA. Com ela poderão ser utilizadas diferentes mecânicas, que incluem motores de quatro cilindros e algum novo de três cilindros. Posteriormente poderá beneficiar-se de uma versão híbrida, como os outros modelos.
São tantas as expectativas colocadas no novo Volvo XC40, que a marca espera vender cerca de 100.000 unidades anuais para o ano de 2020, de acordo com Peter Mertens, chefe de P+D da Volvo Cars. É um desafio considerável levando em conta que a marca vendeu um total de 503.127 unidades a nível mundial em 2015. É preciso destacar que mais da metade das vendas corresponde a modelos SUV com denominação XC ou aventureiros com o nome Cross Country.
Na verdade, o Volvo XC60 foi o modelo que mais contribuiu no resultado da marca com 159.617 unidades vendidas. O Volvo XC90 también cumpriu sua missão conseguindo bons números depois de sua apresentação no ano passado. Desta forma percebe-se que a estratégia da Volvo - e de muitas marcas atualmente - está concentrada nos SUVs. O Volvo XC40, quando chegar ao mercado em 2018, ocupará um novo escalão ampliando as fronteiras e alcançando um novo nicho de mercado.