VOLVO XC60 BY HEICO SPORTIV: NÃO DEVE NADA A QUALQUER ALEMÃO

Embora a Volvo pareça a grande esquecida no segmento premium, os últimos produtos da marca sueca não devem nada aos grandes produtos alemães como o BMW X3 ou o Audi Q5. O mesmo ocorre no negócio dos preparadores e este Volvo XC60 by Heico Sportiv é uma boa prova disso.
O preparador alemão, especializado nas linhas Volvo e Polestar, desenvolveu um conjunto completo de modificações visuais para o SUV sueco. Talvez o que mais chame a atenção é a perfeita integração dos elementos, já que parece mais uma versão esportiva de fábrica que uma preparação. É claro que também são oferecidos ajustes mecânicos.
Na parte frontal destacam-se as adições nas entradas de ar, as aletas e o divisor. Tampouco falta um emblema da Heico na grade. Isso tudo se combina com extensões nos para-lamas dianteiro e traseiro, assim como um defletor traseiro redesenhado que abriga os tubos de escape quádruplos. Todas as partes podem ser pintadas na cor da carroceria o em cor de contraste.
Todas as modificações cumprem com as últimas pautas de proteção de pedestres e não interferem nos sensores do veículo e nos sistemas ADAS. Passando ao interior, ali surge um bonito volante esportivo, pedais de alumínio, tapetes de veludo e um jogo de emblemas Heico para diversos elementos.
A cereja do bolo são as rodas de liga leve de 21 e 22 polegadas da Volution. Estão calçadas com pneus de alto desempenho mais largos. Atrás das rodas se esconde um sistema de freios melhorado. Para uma postura mais agressiva, o especialista oferece espaçadores de 15 mm e um módulo eletrônico especial que reduz a suspensão pneumática adaptativa em 30 mm.
A Heico não se limitou às modificações visuais e de chassi. O software de atualização e.Motion aumenta a potência do motor turbodiesel de 2.0 litros até respeitáveis 220 cv e 480 Nm de torque. O aumento de potência se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9.4 segundos. Para todas as versões é possível alterar o limitador da velocidade máxima.
Graças a isso, o limitador de velocidade passa de 180 km/h para 230 km/h. Outros opcionais incluem um intercooler de alto rendimento, um filtro de ar esportivo e um ajuste do pedal do acelerador. São oferecidos para todas as versões, mas no caso do XC60 T8 com o sistema híbrido plug-in, o conjunto deve ser uma autêntica loucura.
Não falta um sistema de escape esportivo ativo com controle de borboletas que pode ser combinado com o sistema de som Heico Sportiv para obter uma melodia mais agressiva. O pacote de carroceria tem um custo de 3.399 euros. Eleva-se até os 6.592 euros se for incluído o sistema de escape, além de outros 801 euros se forem somadas as rodas.
As modificações mecânicas aumentam significativamente o custo. Estamos falando de 2.282 euros para o ajuste do software do motor, 1.850 euros para o aumento da velocidade máxima e 1.519 euros para o intercooler. A eles se somam 1.979 euros para o módulo de suspensão pneumática e 5.988 euros pelo sistema de freios melhorado.