VOLVO XC90 INOVA EM MEDIDAS DE SEGURANÇA
A Organização Mundial de Saúde estima que 1,2 milhões de pessoas morram e mais de 50 milhões fiquem feridas em acidentes de carro anualmente. A Volvo, conhecida pelo seu trabalho em tecnologias de segurança quer que “até 2020 ninguém seja morto ou ferido em um dos novos Volvos”, diz Lotta Jakobsson, responsável pela segurança da marca sueca.
Na Suécia um terço dos ferimentos graves e fatais causados por veículos de passageiros envolvem apenas um carro, enquanto nos EUA a metade são causados por acidentes de estrada. O novo XC90, que será revelado no próximo mês, estreará as mais recentes tecnologias de segurança da marca: quando o XC90 sai fora da estrada em uma situação de acidente, o sistema detecta o que se está passando e os cintos de segurança apertam os ocupantes para os manterem no lugar enquanto o carro se encontrar em movimento. Para evitar problemas na coluna, uma funcionalidade de absorção de energia colocada entre o banco e a armação amortece um terço das forças verticais sentidas pelos ocupantes. O Lane Keeping Aid e o Driver Alert Control também serão de série na nova geração do SUV, ajudando o condutor a manter-se na estrada, aplicando torque extra na direção e alertando os condutores distraídos ou cansados.
O XC90 também quer prevenir acidentes em cruzamentos, aplicando automaticamente os freios quando o condutor cruza a faixa de rodagem com um carro de frente na direção oposta. O sistema detecta um potencial acidente e freia para evitar a colisão ou reduzir as suas consequências. Apesar de tentar prevenir este tipo de acidentes, nunca se pode contar com os outros veículos. Por isso, radares colocados na traseira detectam a aproximação de um carro e, caso o impacto esteja iminente, os cintos de segurança são ajustados e os freios aplicados, para reduzir o impacto do acidente. Para avisar o condutor que existe uma aproximação por trás, as luzes do Volvo XC90 piscam.