WATTWAY: ENTRA EM FUNCIONAMENTO A PRIMEIRA ESTRADA SOLAR DA FRANÇA
O Governo da França apresentou a ‘rota Wattway’. Trata-se do primeiro trecho de estrada solar que entra em funcionamento no território francês. Inaugurada na última quinta-feira, a Wattway é definida como a primeira estrada solar do mundo - embora em outros países já houvesse testes e projetos similares. Encontra-se instalada na pequena localidade de Tourouvre-au-Perche, na Normandia.
O trecho de um quilômetro de comprimento é composto por 2.880 painéis fotovoltaicos protegidos por uma resina a base de silício que os deixa resistentes ao peso dos veículos que circularão sobre eles. Espera-se que por dia circularão uma média de 2.000 veículos sobre esse trecho de estrada solar. E embora por enquanto sejam meras estimativas, a previsão é que esses painéis solares gerem por volta de 280 MWh ao ano.
A eletricidade gerada terá como objetivo iluminar as ruas da pequena cidade normanda de pouco mais de 3.400 habitantes. No entanto, o projeto não esteve isento das críticas desde que teve início há alguns meses. Podem existir várias razões para criticar esse trecho da estrada solar, embora o principal deles seja que foi instalado em uma das regiões do país com menos dias de sol por ano.
Na verdade, a Normandia é uma região francesa que conta somente com 44 dias de sol por ano. Um número que contrasta muito com os 170 dias de sol encontrados em outras regiões da França, como Marselha por exemplo. É por isso que muitos cidadãos franceses criticam que essa proposta pioneira não tenha sido iniciada em outra região mais favorável para esse tipo de tecnologia.
Nesse trecho foi instalado também um painel informativo que mostra aos condutores, em tempo real, a energia que está sendo produzida assim como o número total acumulado desde sua inauguração.