XEV YOYO 2023: O PEQUENO URBANO ELÉTRICO SURGE RENOVADO
A democratização dos veículos elétricos está trazendo consigo todo tipo de novidades relacionadas com a mobilidade de zero emissões, e há muitos fabricantes novos dispostos a oferecer modelos cada vez menores e ideais para as cidades.
Entre eles está o XEV Yoyo, um quadriciclo 100% elétrico projetado em Turin e fabricado na China, que conhecemos pela primeira vez aqui já faz dois anos, e que agora foi atualizado com novidades tanto a nível mecânico como de equipamento e tecnologia.
Este pequeno modelo elétrico está à venda em alguns mercados europeus, por um preço de 16.990 euros que, se forem incluídos diferentes descontos e incentivos, pode baixar a barreira dos 15.000 euros.
As dimensões do XEV Yoyo 2023 seguem sendo as mesmas de sempre: 2.53 metros de comprimento por 1.50 de largura, 1.53 de altura e 1.68 de entre-eixos, de modo que é sensivelmente menor que um Smart Fortwo (2.70 m). Em relação ao design, tampouco há alterações, já que as novidades não estão à vista.
As primeiras novidades importantes têm a ver com o sistema de propulsão. Embora as cifras sejam as mesmas, com um motor síncrono de ímãs permanentes de 7.5 kW ou 10.2 cv e uma bateria do tipo LFP (lítio-ferrofosfato) e 10.4 kWh, agora o conjunto é mais eficiente.
De acordo com o fabricante, a cifra de autonomia oficial foi incrementada em 15% com relação à versão anterior, para um total de 172 quilômetros. A marca também renovou o sistema de recuperação de energia na frenagem, que contribui também para o aumento do alcance.
Entre outras melhorias surge uma nova regulagem, com suspensão revisada e recalibrada, e uma direção assistida elétrica nas versões mais equipadas da linha. Além disso, se mantém a possibilidade de mudar a bateria, mas por enquanto apenas para os Yoyo pertencentes às frotas de car sharing.
A empresa está estudando oferecer este serviço de troca de baterias (uma vazia por uma carregada) também para particulares, e poderá começar a abrir estações de troca no final deste mesmo ano.
Passando para o interior do XEV Yoyo 2023, a principal novidade é a nova tela central de 10 polegadas, com gráficos e funcionalidades renovados, e a introdução do rádio, embora a versão mais básica equipe uma tela de 7.0 polegadas. No entanto, segue muito ligado ao smartphone, necessário para tirar todo seu potencial. Também há compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, inclusive em modo sem fio.
Por outro lado, os bancos redesenhados e um sistema de ar-condicionado mais potente não chamam a atenção, mas aumentam o conforto dos ocupantes. No final do ano estará disponível um aplicativo para a gestão remota de certas funções do quadriciclo elétrico, como o pré-condicionamento, o fechamento e abertura das portas, o controle da autonomia restante, etc.
Pela primeira vez, o XEV Yoyo 2023 estará disponível na Europa em quatro versões (Easy, City, Tech e Premium), com um preço partindo de 16.990 euros, sem incluir possíveis incentivos dependendo do país, e descontos da própria marca. A versão premium, com rodas de liga leve de 15 polegadas e direção elétrica, além da tela grande, parte de 19.300 euros. As entregas do renovado quadriciclo elétrico estão previstas a partir do mês de setembro.