YAMAHA APRESENTA UM NOVO MOTOR PARA SUPERESPORTIVOS ELÉTRICOS

A divisão de motores automotivos da Yamaha acaba de anunciar o desenvolvimento de um novo motor elétrico de alto desempenho destinado especificamente a modelos de quatro rodas e mais concretamente para superesportivos, pois se trata de um motor muito compacto e leve, capaz de desenvolver cifras de potência muito altas.
Entre os poucos dados revelados pela marca durante sua apresentação, a Yamaha afirma que se trata do motor mais compacto e leve de seu tipo, embora também tenha esclarecido que se trata de um ‘motor cliente’ e não faz parte do desenvolvimento de nenhum modelo próprio. Pois a empresa japonesa já faz tempo que confirmou o cancelamento de todos os projetos próprios relacionados com automóveis, de modo que este novo motor foi desenvolvido para outros fabricantes.
De acordo com a Yamaha, a integração dos diferentes elementos que acompanham o motor o convertem em um dos mais compactos de sua classe e foi especialmente desenvolvido para conjuntos mecânicos que incluam vários destes propulsores simultaneamente. De modo que ele permite configurações com cifras de potência enormemente altas.
O novo propulsor da Yamaha é capaz de entregar até 475 cv por unidade. Uma cifra maior que a de muitos esportivos atuais e que pode multiplicar-se até por 4 em uma configuração de um motor por roda, com uma potência total combinada teórica de 1.900 cv. De modo que falamos de esquemas similares e quase tão potentes como o de monstros como o Lotus Evija de 2.000 cv e o Pininfarina Battista de 1.926 cv.
A Yamaha confirmou que já pode entregar protótipos deste motor com especificações e configurações na medida para todos aqueles fabricantes ou projetos que quiserem testar essa nova geração de propulsores em seus modelos.