ZENVO AURORA: UM HYPERCAR HÍBRIDO COM 1.850 CV E UMA VELOCIDADE MÁXIMA DE 450 KM/H
O Zenvo Aurora é o mais recente hypercar do fabricante dinamarquês e sua apresentação ao público acontece estes dias durante a Monterey Car Week, na Califórnia. A empresa oferece a versão gran turismo Tur e também a Agil para circuito. Cada versão é limitada a 50 exemplares. A produção terá início em 2026 e os preços começam em 2.59 milhões de euros.
As duas versões do Aurora utilizam um motor V12 de 6.6 litros e quatro turbos da Mahle Powertrain. Por si só, entrega 1.250 cv e alcança as 9.800 rpm. A opção Agil, de tração traseira, adiciona um único propulsor elétrico que eleva a potência total a 1.450 cv e 1.400 Nm de torque. O carro alcança os 100 km/h em 2.5 segundos e os 200 km/h em 4.6. A velocidade máxima é de 365 km/h.
Por sua parte, o Tur, de tração total, incorpora dois motores elétricos a mais que fazem girar as rodas dianteiras, e a potência total se eleva a 1.850 cv e 1.700 Nm. Este modelo alcança os 100 km/h em 2.3 segundos e a velocidade máxima é de 450 km/h. As mecânicas dianteiras são opcionais no Agil.
O motor se conecta a uma transmissão de 7 velocidades, embora as versões Agil e Tur tenham diferentes relações e mapas de câmbio. A Zenvo não forneceu detalhes sobre a bateria de nenhum dos dois modelos.
O Agil pesa menos de 1.300 quilos e sua carroceria produz 880 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h, enquanto o Tur pesa 1.450 kg devido à massa adicional dos dois motores dianteiros.
Ambas as versões do Aurora apresentam um design muito afilado. O Agil monta um proeminente aerofólio, enquanto o Tur apresenta um formato mais limpo. “O chassi e os componentes do Aurora são obras de arte, e tomamos uma decisão muito clara: não queríamos ocultar estes detalhes sob uma estética monolítica”, afirma Christian Brandt, Chefe de Design da Zenvo.
Foi deixado descoberto em torno de 70% do chassi monocasco de carbono, incluindo partes dos sub-chassis dianteiro e traseiro. Também são visíveis peças da suspensão de dupla forquilha dianteira e traseira.
A Zenvo não oferece muitos detalhes sobre o interior do Aurora. As fotos mostram várias esferas na instrumentação e quatro comandos circulares integrados no volante. É claro, é preciso ter braço para conduzir este carro, ainda mais em um circuito de velocidade.