ZENVO TSR-GT: A VERSÃO MAIS AERODINÂMICA ATINGE OS 423 KM/H DE VELOCIDADE MÁXIMA
É muito provável que você conheça a Zenvo Automotive, o fabricante dinamarquês de esportivos, por seu modelo TSR-S e, mais concretamente, pelo aerofólio traseiro móvel do carro, capaz de mover-se como um contorcionista para gerar a carga aerodinâmica adequada a cada momento.
Agora, a Zenvo revelou a última versão do seu supercarro, o chamado TSR-GT 2023, que basicamente é a versão mais aerodinâmica do modelo, com menor resistência ao ar, portanto, é também a que alcança a maior velocidade máxima possível.
Este TSR-GT conta com um aerofólio traseiro fixo, que agora é mais comprido, e uma carroceria otimizada para ‘cortar’ da melhor maneira o ar no seu percurso. Tampouco faltam, por exemplo, rodas com calotas aerodinâmicas.
A alma do modelo é um motor de grande potência, na verdade um bloco de 5.8 litros V8 biturbo que produz nada menos que 1.379 cv de potência (cerca de 185 a mais que o TSR-S convencional), e que também é compatível com combustível E85 (bioetanol).
Graças à uma transmissão especialmente projetada pela marca, com uma relação final mais longa, este TSR-GT é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 423 km/h, ou seja, quase 100 km/h a mais que o TSR-S, que, lembrando, entragava ‘somente’ 325 km/h de velocidade máxima, já que o desenvolvimento da transmissão foi pensado para um uso em circuito.
Como seu próprio nome indica, o TSR-GT é mais um GT ou ‘grand tourer’, razão pela qual o interior de carbono do TSR-S deixou lugar a um habitáculo um pouco mais refinado, com diferentes tipos de revestimentos de couro e novos tapetes de um material ao estilo do veludo.
O fabricante tem a intenção de construir somente três unidades deste GT, e todos eles já estão vendidos, embora não saibamos o preço pago pelos três futuros proprietários.
Por último, a Zenvo prevê o lançamento de um novo modelo para o terceiro trimestre do próximo ano de 2023, que de acordo com a marca, contará com um motor V12 biturbo com dois turbos elétricos, capaz de oferecer mais de 1.200 cv de potência, em combinação com um propulsor elétrico, para somar um total entre 1.500 e 1.800 cv.