1962 - FORD MUSTANG ROADSTER CONCEPT
O primeiro Ford Mustang da história tinha dois lugares, motor de quatro cilindros em posição central traseira, e não lembrava em nada o "muscle car" que se tornou alguns anos mais tarde
A equipe de Lee Iacocca recebeu da Ford a missão de criar um concorrente para o Chevrolet Corvair, que na época parecia ser um modelo promissor. A ideia era criar um carro leve, elegante e barato, então o caminho foi um desenvolver um roadster de motor central traseiro de alumínio montado sobre um chassi tubular.
Os bancos eram moldados na carroceria para aumentar a rigidez estrutural e pareciam extremamente confortáveis. Como não permitiam regulagens, a solução foi criar um sistema onde a coluna de direção e os pedais se movessem, ajustando a posição de dirigir para cada motorista.
Em termos mecânicos o carro era equipado com um motor V4 alemão de 1.5 litros, que era utilizado no Ford Taunus P4 e produzia originalmente apenas 65 cv.
Foram fabricados apenas dois protótipos, um para as ruas e outro para as pistas. Ambos traziam versões preparadas do motor V4, um com 89 cv e outro com 109 cv.
O Ford Mustang com jeito de roadster europeu tinha chances reais de entrar em produção, não fosse o alto custo de levar um projeto incomum como aquele à linha de produção na época.