2022 - ASTON MARTIN VALKYRIE SPIDER

O lançamento desta nova versão aberta do Aston Martin Valkyrie pegou todos de surpresa, pois trata-se de um modelo desenvolvido para maximizar seu desempenho em circuito, de modo que uma versão aberta de caráter lúdico não parecia encaixar com as rígidas especificações fixadas por Aston Martin, Red Bull Advanced Technologies e Cosworth.
No entanto, a Aston Martin surpreendeu a todos, já que apresentará durante este final de semana no Pebble Beach Concours d’Elegance 2021 esta extraordinária versão aberta do seu esportivo de motor central, o novo Aston Martin Valkyrie Spider. Uma versão que será fabricada em restrita edição limitada e que começará sua produção no final de 2022.
Em termos de design não haverá mudanças relevantes no modelo, já que segue montando o mesmo monocasco de fibra de carbono da versão coupe e sua radical configuração aerodinâmica, incluindo os túneis venturi que recorrem toda a parte inferior, rodeando o habitáculo. As diferenças surgem exclusivamente no painel do teto desmontável e nas novas portas.
Como podemos ver nas imagens, o Aston Martin Valkyrie Spider conta com portas totalmente diferentes às da versão coupe, já que esta última monta portas de estilo asas de gaivota, com as dobradiças precisamente no teto. A Aston Martin teve que desenvolver novas portas de abertura vertical e frontal, estilo asas de borboleta, para poder deixar o teto completamente livre e desenvolver o painel superior desmontável. Um detalhe muito interessante é que as portas incluem um vidro fixo que não pode ser desmontado, de modo que a estética do modelo sem teto é bastante peculiar.
Se em termos de chassi seguimos encontrando a mesma e radical configuração desenvolvida pela Aston Martin sob a batuta de Adrian Newey, debaixo do capô traseiro segue habitando o mesmo motor V12 aspirado desenvolvido pela Cosworth e que em combinação com um motor elétrico entrega 1.155 cv. Cifra revelada pela Aston Martin na nota de imprensa de apresentação do modelo e que contrasta com o número revelado até agora do coupe e que era de 1.176 cv (1.160 hp) e 900 Nm de torque máximo.
De qualquer forma, isso significa que estamos diante do conversível mais rápido da história da Aston Martin, pois a marca britânica confirmou que o modelo é capaz de circular sem capota a uma velocidade máxima de 330 km/h, cifra que aumenta até os 350 km/h si montamos o teto. De acordo com a empresa, o novo Aston Martin Valkyrie Spider dispõe do mesmo desempenho dos veículos que competiam na categoria LMP1 da WEC.