2020 - BMW ALPINA D3 S

No final de 2019 o preparador alemão estreou a última geração dos seus Alpina B3, a alternativa ao futuro BMW M3 cuja chegada, embora já tenha sido visto quase sem camuflagem, ainda está sendo aguardada.
Agora chega a vez da versão diesel deste BMW Série 3. Um Alpina D3 S que é a opção perfeita para aqueles que buscam o mais parecido a um M3 diesel ou uma versão mais melhorada do M340d e que ainda chega, como geralmente acontece com o especialista alemão, tanto com carroceria sedan como perua.
Como principal argumento para ganhar esse direito de ser uma alternativa aos Série 3 mais potentes, este BMW Série 3 conta com um motor diesel de 6 cilindros e 3.0 litros turbo alimentado que oferece uma potência de 355 cv e um torque máximo de 730 Nm. Isto significa que é 15 cv mais potente que o BMW M340d no qual se baseia, além de contar com 30 Nm extra. Como se isso não bastasse, trata-se do primeiro a receber a tecnologia Mild Hybrid que aporta um extra de 11 cv, que junto ao comportamento habitual dos motores diesel, fazem com que este modelo conte com impulso de sobra, além de oferecer uma maior eficiência.
Mas geralmente a Alpina não se limita a só elevar a potência. Esta melhoria extra no motor se beneficia também de uma transmissão ZF de 8 velocidades e o sistema de tração integral xDrive. Um sistema que também foi reajustado pela Alpina para dar prioridade às rodas traseiras e assim oferecer um comportamento mais esportivo. Tampouco falta uma suspensão esportiva Alpina, a mesma que equipa o seu irmão a gasolina, o B3.
O resultado de tudo isso é um desempenho mais que interessante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em 4.6 segundos para o Alpina D3 S Sedan e 4.8 no caso do Touring, e uma velocidade máxima de 273 km/h (270 km/h na perua). Tudo isso em um acabamento que como é habitual na marca, se mantém discreto e elegante sem por isso ocultar que não se trata de um BMW Série 3 normal, o que se aprecia em seu para-choque dianteiro, suas rodas especiais marca da casa, seu escape quádruplo, seu spoiler de fibra de carbono e um interior que traz ainda más distinção com um estofamento especial e as insígnias da Alpina.
O Apina D3 S já pode ser encomendado na Alemanha com um preço de 70.500 euros para a versão Sedan, enquanto que a Touring se eleva até os 71.900 euros, ambos com o imposto local incluído. As primeiras entregas chegarão em novembro deste ano.