2022 - BMW M3 COMPETITION M xDRIVE
A divisão BMW M está disposta a impulsionar as vendas de duas de suas criações mais recentes. Tanto o novo BMW M3 Competition como o novo BMW M4 Competition acabaram de ser apresentados, e a esperada tração total M xDrive já é uma realidade e está pronta para desembarcar na linha de ambos os modelos. Um sistema de tração que estará acompanhado de um motor que supera a barreira dos 500 cv.
O lançamento comercial de ambas as versões está dando a volta na esquina. E mais, acontecerá concretamente em julho de 2021. Embora ainda se desconheça os preços que terá cada modelo, o fabricante alemão revelou os detalhes técnicos, como desempenho, rendimento e muito mais.
A nova geração do BMW M3, assim como a sua alternativa mais passional, o BMW M4, alcança novos patamares de desempenho e exclusividade com a chegada das esperadas versões de tração total. Mais performance e mais rodas motrizes através do inconfundível emblema da BMW M. Pela primeira vez, estes icônicos esportivos estarão disponíveis com o sistema de tração M xDrive.
Se dermos uma olhada debaixo do capô de qualquer um destes dois modelos, haverá um motor a gasolina M TwinPower Turbo de 3.0 litros e 6 cilindros em linha que desenvolve uma potência de 510 cv e 650 Nm de torque máximo. É gerenciado através de uma transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic. A potência é enviada às rodas dianteiras e traseiras.
Este sistema de propulsão permite aos novos M3 e M4 Competition com M xDrive completar a aceleração de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. A velocidade máxima está limitada eletronicamente, mas de maneira opcional pode ser incrementada até os 290 km/h se for configurado o equipamento pertinente.
Na hora de adquirir um carro como o M3 ou o M4 Coupe, a eficiência não é um fator determinante. No entanto, cabe destacar que sob o ciclo de homologação WLTP, declaram no melhor dos casos um consumo médio de combustível de 9.9/10 km/l e emissões de CO2 de 230-227 g/km.
Uma das chaves do sistema de tração total M xDrive é que reparte a potência entre as rodas dianteiras e traseiras conforme seja necessário para melhorar tanto a agilidade como a direção, tração e o dinamismo. Junto a isso se encontra o diferencial M Ativo, que também ajuda a dispor de uma distribuição do torque às rodas traseiras completamente variável.
O sistema M xDrive utiliza uma embreagem multidisco controlada eletronicamente na caixa de transferência para distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras. Este sistema de tração total também permite ao condutor adaptar as características e o desempenho às condições de condução. É possível escolher entre estes três modos de entrega de potência: 4WD, 4WD Sport e 2WD.