2021 - BMW M3 COMPETITION SEDAN UK VERSION

alvez os BMW M3 e M4 sejam os esportivos mais icônicos da linha ‘M’. Entusiastas da marca e do mundo automotivo esperam com ansiedade o lançamento destes modelos depois do anúncio de cada nova geração do Série 3. Toda a paciência pedida pela BMW rende frutos com estes dois esportivos, novos de ponta a ponta, mas fiéis a 35 anos de tradição.
Como é habitual nos lançamentos mais recentes da BMW M, os M3 Sedan e M4 Coupe chegam com dois níveis de potência. Em sua configuração mais simples e a mais interessante para os puristas, surge um motor biturbo de 3.0 litros e 6 cilindros em linha, capaz de entregar 486 cv e 550 Nm. Tudo é enviado ao eixo traseiro através de uma transmissão manual de 6 velocidades. É o único esportivo desta classe que utiliza os três pedais.
A versão Competition renuncia à transmissão manual, em favor de uma automática Steptronic de 8 velocidades e uma dose extra de potência. Neste caso, os M3 Sedan e M4 Coupe elevam seu poder até 517 cv e 650 Nm. Pode-se optar por conservar a tração traseira ou solicitar um sistema de tração integral xDrive.
Ambos os modelos exibem a elasticidade do seu motor. O pico de torque é alcançado em 2.650 rpm e se mantém até chegar a 6.130 rpm. A linha vermelha do tacômetro se encontra a 7.200 rpm. Tudo isso permite aos M3 e M4 acelerar de 0 a 100 km/h em somente 4.2 segundos, ou 3.9 segundos se levam o sobrenome Competition.
Muita da experiência aplicada na regulagem destes modelos provém do BMW M4 GT3, com o qual a marca participa em algumas competições. A marca fala da rigidez torsional extremamente elevada como ponto chave para atingir este nível de dinamismo e manter um comportamento neutro, mesmo ao atingir o limite da aceleração lateral.
Outras aplicações exclusivas da divisão M da BMW se encontram em uma direção M Servotronic de raio variável, um sistema de freios específico com dois tatos de pedal distintos de acordo com o modo de condução selecionado e uma suspensão M adaptativa com amortecedores de rigidez variável - incluída de série. A especificação de fábrica também contempla pneus 275/40 ZR18 na frente e 285/35 ZR19 atrás.
Os clientes que optarem pelo sistema de tração integral M xDrive não renunciarão ao sabor de um veículo de tração traseira. O sistema utiliza o eixo dianteiro somente quando o traseiro se encontra trabalhando no limite, e oferece modos de condução 4WD, 4WD Sport e incluso um 2WD com o controle eletrônico de estabilidade desativado para convertê-lo em uma autêntica máquina de drifting.
O design dos BMW M3 e M4 2021 não passará despercebido. Ambos os modelos tomam como base a frente do novo Série 4, com faróis mais delgados, entradas de ar maiores e uma enorme grade de rins verticais. Há opiniões divididas a respeito de sua aparência, o fato aqui é que a direção da BMW defende estes traços, assegurando que seus clientes não temem estes traços fortes, mas os buscam.
Arriscados ou não, os novos M3 e M4 são agressivos e altamente esportivos. O sedan conserva o perfil tradicional e a traseira do Série 3, enquanto o coupe opta pelo atlético e rompedor perfil do Série 4. Ambos contam com um discreto aerofólio, um não tão discreto difusor com quatro saídas de escape e para-choques com saídas de ar para os lados. O teto é fabricado em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para reduzir peso e baixar o centro de gravidade.
O habitáculo cumpre com as exigências dos clientes com espírito racing através de novos bancos esportivos M tipo bucket, com ajuste elétrico, estofados com couro Merino e pela primeira vez com a opção de ventilação. Para aqueles que buscam algo mais próximo a um carro de competição, a BMW oferece os bancos M Carbon de construção leve e desenho funcional para corridas.
Outras opções exclusivas para tirar o máximo proveito esportivo dos BMW M3 e M4 é o pacote M Drive Professional, que permite modificar meticulosamente diferentes parâmetros do veículo, como a intervenção do controle de estabilidade (em até 10 etapas). Também inclui o sistema M Drift Analyizer para obter informação sobre as manobras em curvas, e o M Laptimer com informação de tempos e métricas dos percursos em pista.
Os novos BMW M3 Sedan e M4 Coupe chegarão aos principais mercados europeus em março de 2021 para começar sua expansão ao resto dos mercados da marca no decorrer do próximo ano. A paleta de cores inclui novas pinturas, como Isle of Man Green e São Paulo Yellow dos M3 e M4 das imagens. Opcionalmente haverá um amplo catálogo da BMW M Performance Parts e um kit M Carbon exterior.