2019 - BMW M5 COMPETITION SEDAN BY AC SCHNITZER

Embora seja um dos modelos mais selvagens, potentes e de alto desempenho assinado pelo departamento M da BMW em toda sua história, o novo M5 parece não ser suficiente para alguns dos preparadores mais conhecidos do mercado. É por isso que já foram vários os que se atreveram com o sedan alemão, somando-se agora a essa lista a AC Schnitzer.
O reputado preparador alemão aproveitou o recente Essen Motor Show para exibir um produto que melhora tanto seu estilo como o motor, a suspensão e o sistema de escape, graças a uma série de modificações das mais acertadas e chamativas.
Em relação à parte estética, surge um completo kit de carroceria que é composto por elementos fabricados em fibra de carbono, como um splitter frontal, saias laterais, aerofólios de teto e porta-malas, assim como um difusor traseiro que encaixa perfeitamente com as quatro saídas de escape de 105 milímetros de diâmetro. De maneira opcional, o cliente poderá optar por um aerofólio traseiro de maiores dimensões.
O detalhe final é dado por vários jogos de rodas, tanto de liga como forjadas, que podem alcançar as 21 polegadas de diâmetro. Este é o caso das denominadas ‘AC3 Lighweight Forged Evo’, que apresentam um adorno central que cobre os parafusos da roda e está disponível nas cores dourado e cinza. Junto a elas surgem pneus em medidas 275/30 R21 no eixo dianteiro e 285/30 R21 no traseiro.
Mas como assinalamos antes, o preparador não só melhorou a parte estética, mas também ajustou a mecânica. Tudo começa com um kit que eleva a potência do motor V8 de 4.4 litros turbo alimentado, que entregava antes 600 cv e 750 Nm, e agora passa a gerar 700 cv e 850 Nm de torque máximo. Além disso, o som do escape muda significativamente graças a um novo sistema menos restritivo que permite controlá-lo através de válvulas situadas na parte final, junto com ponteiras que estão disponíveis em vários acabamentos.
Por último, mas não menos importante, encontramos uma suspensão ajustável KW V4 de três vias que permite regular tanto o rebote como a compressão e a altura do veículo, um elemento que, segundo o próprio preparador, contribui a ‘um notável aumento na dinâmica de condução e no manejo nas curvas’. Ademais, há também um kit de molas personalizado que pode reduzir a altura do M5 em 20-25 mm no eixo dianteiro e 10-15 mm no eixo traseiro.
Em tempo, a AC Schnitzer informa um tempo em Nürburgring de 7:29.50 no comando de seu M5, ou seja, é 9 segundos mais rápido que o modelo standard.