2022 - CITROËN ë-BERLINGO

Em 1996, a Citroën voltava a revolucionar o planeta automobilístico com o lançamento do Berlingo, um novo conceito que superava a até então van clássica derivada de um carro de passeio, apostando em um modelo com um design original e versátil pensado, como se dizia em uma campanha publicitária da época, “para a tarefa e o passeio”. Esta visão inovadora daria lugar, por um lado, ao veículo comercial compacto tal e como o conhecemos atualmente e, por outro, ao “ludospace”, focado tanto a um uso profissional como a cobrir necessidades familiares e de lazer.
Muito se passou desde então. Nesse tempo, a planta espanhola de Vigo fabricou 3.041.634 unidades das três gerações do Citroën Berlingo, que se converteu no modelo da marca francesa mais vendido em 14 países. Hoje o Centro da Stellantis em Vigo volta a abrir uma nova era com a fabricação dos novos Citroën ë-Berlingo e Citroën ë-Berlingo Van, duas versões deste modelo que oferecem as vantagens da mobilidade elétrica, como a ausência de emissões, ruído, vibrações... e a liberdade de acesso ao centro das grandes cidades sem perder nada em termos de desempenho, versatilidade, conforto, capacidade de carga e volume interno.
“O Citroën Berlingo é um bom reflexo da filosofia da marca Citroën: inovar aportando soluções úteis às pessoas e, no caso da versão Van, a empresas e profissionais. Se há um quarto de século este conceito aportou uma lufada de ar fresco a este segmento, a nova geração deste modelo aponta um marco em termos de conforto, tecnologia, modularidade e, também, sustentabilidade, com a chegada dos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van. Estas duas propostas diferenciadas culminam na estratégia de eletrificação da marca no campo dos veículos comerciais oferecendo a mesma capacidade de carga, volume interno, possibilidades de transformação, funções de ajuda à condução e desempenho que nas versões dotadas de motor térmico”, afirma Nuno Marques, Diretor de Citroën para Espanha e Portugal.
Citroën ë-Berlingo, liberdade 100% elétrica
As famílias e os entusiastas das atividades ao ar livre estão com sorte. O Citroën ë-Berlingo chega ao mercado como uma alternativa confortável, 100% elétrica no segmento dos veículos polivalentes. A Citroën aplicou a esta versão, um de seus carros-chefe, a filosofia que rege sua estratégia de eletrificação: oferecer o mesmo desempenho e equipamentos que em suas versões térmicas, com a adição dos ‘cinco zeros’: zero emissões, zero ruídos, zero vibrações, zero sacrifícios e zero estresse.
Disponível em dois tamanhos, M e XL, e em três acabamentos, Live Pack, Feel Pack e Shine, a linha do Citroën ë-Berlingo está inspirada nas necessidades da vida real. Sua habitabilidade, polivalência e amplitude permitem adaptar-se tanto a situações cotidianas como a qualquer tipo de imprevisto. Sua bateria de íons de lítio de 50 kWh oferece 136 cv (100 kW) de potência e uma autonomia que pode alcançar os 280 Km, segundo o protocolo WLTP. Tudo isso com um torque instantâneo de 260 Nm, disponível a todo momento.
A habitabilidade e o aproveitamento ótimo do espaço são os pontos fortes do conceito Berlingo desde o lançamento de sua primeira geração, em 1996. A linha do Citroën ë-Berlingo oferece dois tamanhos, assim como nas versões térmicas. O M, mede 4.40 m de comprimento, e o XL, com até 7 lugares, 4.75 m. Em seu porta-malas cabe de tudo. Com 775 litros no perfil M e 1.050 litros no XL, o limite é a imaginação. Para mudanças ou planos mais ambiciosos, a modularidade deste modelo pode levar sua capacidade de carga até os 2.126 litros. Transportar esquis ou qualquer outro tipo de objetos longos não é nenhum problema quando se pode dispor de um comprimento de 3.05 m.
A estas dimensões há que somar outros 167 litros, repartidos em compartimentos e espaços situados engenhosamente por todo o habitáculo, sem esquecer o inovador teto Modutop, que oferece 60 litros suplementares e permite ter à mão até 10 Kg de artigos esportivos, dispositivos eletrônicos...
Conta com 18 funções de ajuda à condução que permitem enfrentar com tranquilidade a todo tipo de manobras e trajetos. O silêncio e a suavidade da tecnologia elétrica do Citroën ë-Berlingo, unida a equipamentos como o auxílio à partida em rampas, a câmera de marcha ré Top Rear Vision, a comutação automática de faróis altos e baixos, o park assist, o active safety brake e o alerta de mudança involuntária de faixa, permitem uma experiência relaxada e segura ao volante, em qualquer circunstância.
O Citroën ë-Berlingo é comercializado com um cabo de modo 2 de série. Além disso, através de aplicativos como o MyCitroën, se pode acessar funções como a carga programada, para aproveitar os horários fora do pico das tarifas elétricas, e o pré-condicionamento térmico do interior, para encontrá-lo sempre na temperatura ideal. Ademais, o aplicativo Free2Move oferece o serviço Charge My Car, que dá acesso a milhares de pontos de carga públicos em toda a Europa.
“O Citroën Berlingo é a expressão do nosso melhor know-how, um veículo emblemático da planta de Vigo. Com mais de três milhões de unidades, é o veículo mais fabricado em nossas linhas de produção. Qualidade, confiabilidade e desempenho para nossos clientes em todo o mundo, cuja satisfação é nossa razão de ser”, afirma Ignacio Bueno, Diretor da Planta de Vigo.
Citroën ë-Berlingo Van, confiável, robusto e sustentável
Representante da eletrificação, o Citroën ë-Berlingo Van incorpora a capacidade de carga, a robustez e a polivalência que pavimentaram a liderança do Citroën Berlingo desde 1996 somando as vantagens da mobilidade elétrica: zero emissões e ë-confort, com silêncio e ausência de vibrações.
Com toda a versatilidade, a confiabilidade, a solidez, o espaço de carga e o sentido prático do Citroën Berlingo Van, o ë-Berlingo Van se distingue das versões térmicas deste modelo por seus monogramas exteriores, um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas, o seletor de modos de condução com função brake… e um motor elétrico que desenvolve 100 kW (136 cv) de potência e oferece 260 Nm de torque instantâneo. Sua bateria de íons de lítio de 50 kWh leva sua autonomia até os 275 Km, segundo o protocolo WLTP. Uma cifra mais que suficiente para cobrir as necessidades diárias de todo tipo de profissionais e carregar o veículo durante a noite, quando não é utilizado e a eletricidade é mais barata. Outra de suas grandes vantagens é o seu menor custo de uso: sua manutenção é cerca de 30% mais barata que a de um Berlingo Van equipado com motor diesel.
O Citroën ë-Berlingo Van oferece ‘condução sob demanda’, com três modos diferenciados: Power, que aproveita ao máximo o desempenho de sua corrente de tração elétrica quando o veículo está totalmente carregado, Normal e Eco, que otimizam, acima de tudo, a autonomia e o gasto de energia.
Assim como a linha térmica do Berlingo Van, o Citroën Berlingo ë-Van dispõe de um volume útil de até 4.4 m3 e permite carregar objetos de até 3.44 m de comprimento (versão XL) ou 3.09 m de comprimento (versão M), com a possibilidade de acrescentar a estas dimensões a modularidade da cabine Extenso. Sua carga útil alcança os 800 Kg e pode rebocar até 750 Kg.
A linha do Citroën ë-Berlingo Van oferece dois tamanhos, M e XL, e dois acabamentos. A versão Control dispõe de ar-condicionado, faróis de acendimento automático, ajuda na partida em rampas, Citroën Connect Box, porta-luvas Top Box e retrovisores térmicos. O acabamento Club vai mais além com os sensores de estacionamento traseiros, o controle de cruzeiro com limitador de velocidade, a detecção da pressão dos pneus e os faróis antineblina.