2017 - CITROËN E-BERLINGO MULTISPACE

A família elétrica do Citroën Berlingo segue crescendo e agora surge um novo membro. Trata-se do novo Citroën E-Berlingo Multispace. Um lançamento com o qual o fabricante francês vem ratificar seu compromisso com a mobilidade sustentável e ecológica. Uma interessante proposta que combina toda a praticidade e modularidade que tem o Berlingo Multispace, mas com uma mecânica 100% elétrica.
O modelo, que é dirigido para aqueles que pretendem dispor para o seu tempo de lazer ou atividade profissional da versatilidade oferecida pelo Berlingo, mas querem manter-se circulando com um veículo ecológico, o novo E-Berlingo Multispace apresenta-se como a mais nova proposta da família elétrica da Citroën.
Oferece a seus ocupantes uma praticidade e habitabilidade excepcionais. Pode transportar até cinco pessoas e se adapta às cargas mais volumosas. Os bancos da segunda fila, em configuração de 2/3 - 1/3 ou com três assentos independentes são desmontáveis. Seu porta-malas alcança os 675 litros com cinco pessoas a bordo e esse número pode ser incrementado até os 3.000 litros com os bancos da segunda fila retirados.
O equipamento tecnológico e demais elementos que o Citroën E-Berlingo Multispace estará dotado será bem completo. Tudo está focado para garantir a segurança na condução. Através de um smartphone é possível controlar algumas funções do veículo, como aquecer ou refrigerar o habitáculo para que na hora de acessar o interior do carro a temperatura esteja ideal, assim como saber, à distância, com está a carga da bateria e checar o tempo de carga restante.
Também conta com o equipamento mais convencional, mas imprescindível, como o limitador de velocidade, sensor de pressão dos pneus, ajuda na partida em rampas, câmera de visão traseira e um sistema multimídia que poderá ser acessado através de uma tela táctil de 7.0 polegadas compatível com MirrorLink e Apple CarPlay.
Em termos mecânicos o Citroën E-Berlingo Multispace 2017 esconde debaixo de seu capô um motor elétrico com 49 kW (67 cv) e 200 Nm de torque máximo. Os dois pacotes de baterias de íons de lítio de alta densidade com uma capacidade de 22,5 kWh se encontram instalados no subsolo do veículo, portanto sobra espaço no habitáculo. Anuncia uma autonomia de 170 quilômetros (NEDC) com uma só carga.
Na hora de recarregar as baterias é possível optar por diferentes modos:
- Carga padrão: Se utiliza uma tomada doméstica clássica (8 A ou 10 A dependendo do país) ou uma de seguranaça ‘Green Up’ (14 A) que permite uma recarga completa em 8h30, 12h o 15h conforme a amperagem da corrente.
- Carga rápida: Mediante um ponto de recarga rápida é possível conseguir uma autonomia de 50% em 15 minutos e de 80% em 30 minutos respectivamente.
A tomada de carga normal se encontra sobre o para-lama dianteiro direito do veículo, enquanto que a tomada de carga rápida ocupa o lugar do bocal de abastecimento de combustível sobre o para-lama traseiro esquerdo.
O novo E-Berlingo Multispace será comercializado a partir do mês de maio na Europa e será montado na fábrica da PSA em Vigo, na Espanha. Por enquanto se desconhece o seu preço, embora a Citroën já tenha confirmado que sua bateria terá uma garantia de 8 anos ou 100.000 quilômetros.