2021 - CZINGER 21C

O pequeno fabricante americano acaba de revelar a versão definitiva de produção do seu primeiro modelo, o radical e estranho Czinger 21C, uma nova versão mais evoluída do modelo que foi anunciado no início do ano passado e que nunca chegou a ser apresentado em público. Já que foi apenas revelado de maneira online previamente ao Salão de Genebra 2020, um evento que como bem sabemos, nunca chegou a ser celebrado devido ao estopim da crise sanitária.
Mas parece que este último ano de hiato midiático serviu para que o pessoal desta jovem empresa redesenhasse e atualizasse o seu novo hiperesportivo, pois apresentaram uma versão notavelmente evoluída em relação aos projetos divulgados no início de 2020.
Se naquele momento foram apresentadas duas versões do modelo esportivo, uma destinada à rua e outra ao circuito, agora surgem as primeiras imagens e dados de uma só versão, que conta com um kit aerodinâmico muito radical e que parece inspirado na versão track-only mostrada no ano passado.
Este modelo segue contando com a peculiar configuração de dois lugares. Com esta configuração surge um posto de comando situado no centro, como em um monolugar, e atrás deste um segundo assento. Daí suas particulares proporções com um habitáculo realmente estreito.
Em termos de design também surgem pequenas alterações em quase toda a carroceria, pois praticamente todos os painéis e acessórios exteriores foram retocados, além de montar novos apêndices aerodinâmicos em áreas como a frontal. O aerofólio traseiro também é novo, pois dispõe de formas muito diferentes e se apoia em mastros centrados da carroceria.
Quanto à sua configuração mecânica não há mudanças, já que o modelo continua utilizando um esquema híbrido composto por um propulsor V8 de 2.88 litros que está associado a dois motores elétricos. O motor a combustão pode ser alimentado com vários tipos de combustível e entrega todo o torque ao eixo traseiro, enquanto que os dois motores elétricos atuam sobre as rodas do eixo dianteiro.
O que mudou foram as cifras de rendimento e desempenho do esportivo, pois em lugar de 1.250 cv (1.233 hp), o modelo final entrega 1.267 cv (1.250 hp). Além disso, os clientes terão à disposição um pacote de desempenho opcional que eleva a potência em 100 cv, até alcançar espetaculares 1.367 cv (1.349 hp). Outro detalhe muito importante da versão de produção é que viu reduzida ligeiramente sua cifra de peso oficial, que agora é 10 kg inferior para um total de 1.240 quilos.
Tendo em conta que este esportivo tem menos quilos que cavalos podemos supor um desempenho espetacular. De acordo com as últimas cifras divulgadas pela empresa, o novo Czinger 21C é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1.9 segundos. E se seguir acelerando é capaz de realizar o 0 a 300 km/h em 13.8 segundos e o 0 a 400 km/h em 21.3 segundos. O quarto de milha é completado em somente 8.1 segundos e sua velocidade máxima anunciada é de nada menos que 452 km/h, muito próxima ao recorde atual de velocidade máxima para veículos de produção.
Por enquanto não foi revelado o preço deste novo esportivo nem tampouco sua possível data de início de produção, mas já foi confirmado que será produzido em uma restrita edição limitada e que só serão montados 80 exemplares.