2021 - FERRARI BR20

A Ferrari é uma das marcas habituais no mercado dos ‘one-off’, criações únicas desenvolvidas por encomenda de seus melhores clientes. Este tipo de veículo é tão exclusivo que leva todo o tempo necessário para sua criação, prestando especial atenção tanto nos detalhes como nos desejos de seus clientes. O último destes produtos a chegar foi o Ferrari BR20, um modelo que toma como base o Ferrari GTC4Lusso.
Um cliente especial queria que a equipe de design de Maranello fundisse alguns traços de estilo de alguns modelos do passado, especificamente da era dos coupes construídos nas décadas de 1950 e 1960. O resultado é o BR20, um modelo que se parece ao F410 SA e ao F500 Superfast com motores de 12 cilindros.
O novo Ferrari BR20 apresenta uma carroceria 76 mm mais longa que a do GTC4Lusso que é a base. A maior parte deste incremento de comprimento encontra-se na parte traseira do veículo, onde a saliência sofreu grandes alterações para dar ao carro essa forma tão desejada com a linha de teto muito inclinada.
Mas as mudanças não se concentram apenas nessa área. Os designers da Ferrari também trabalharam na parte dianteira, onde foram instalados novos faróis específicos montados mais abaixo para que o capô pareça ainda mais imponente. Além disso, a grade larga apresenta lâminas horizontais novas e o veículo calça um jogo de rodas de 20 polegadas em um acabamento brilhante que não está disponível em nenhum outro modelo da marca.
O interior do Ferrari BR20 é tão especial como o resto do veículo. Combina dois tons de marrom com abundantes detalhes em fibra de carbono. Os bancos são estofados em couro marrom Heritage Testa di Moro, adornados com costuras em cruz prateadas. Foram eliminados os assentos traseiros originais do GTC4Lusso e foi instalada uma elegante plataforma para a bagagem elaborada em madeira de carvalho.
A empresa não revelou os detalhes sobre o sistema de propulsão, mas o BR20 é baseado no GTC4Lusso, ao invés do GTC4Lusso T. Isso significa que debaixo do capô se esconde um motor V12 de aspiração natural com 6.3 litros, e não um V8 biturbo de 3.9 litros. Sem modificações, gera 689 cv de potência e 697 Nm de torque máximo. Força que é gerenciada por uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, conectado a um sistema de tração total. Também é tremendamente rápido, com uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em 3.4 segundos e uma velocidade máxima de 335 km/h.
Tampouco foi revelado o preço desse Ferrari BR20. Por tratar-se de um one-off, a marca não anuncia o valor de sua fabricação. Evidentemente, o modelo resultante é bem mais caro que o Ferrari GTC4Lusso doador, que tem um preço de 300.000 euros.