2021 - FERRARI BREADVAN HOMMAGE

Criar carrocerias únicas é uma arte muito apreciada no mundo automobilístico, e prova disso é este novo Ferrari Breadvan Hommage, uma espécie de shooting brake de design esportivo que busca ser um tributo ao Ferrari F250 GT ‘Breadvan’. Trata-se de uma das preparações mais curiosas que se já foram construídas sobre a base de um modelo de Maranello.
O design desta nova preparação correu a cargo do estúdio de design Niels Van Roig Design, que decidiu tomar como base um Ferrari que atualmente é considerado um clássico, o F550 Maranello, que incorpora um motor V12 e muita potência debaixo do capô.
O projeto nasceu da imaginação do holandês Niels van Roig, que em sua mente reinventou aquele icônico design de várias décadas atrás e decidiu levá-lo à argila tomando como base um modelo mais recente, utilizando técnicas tradicionais como martelar o metal à mão sobre o molde para criar o que agora aparece nas imagens, um design verdadeiramente difícil de explicar.
A frente deste Ferrari F550 Maranello foi modificada para tratar de assemelhar o carro ligeiramente ao clássico F250 GT, ao mesmo tempo que foram acrescentados faróis modificados, um capô de nova manufatura e faróis auxiliares adicionais, deixando unicamente como peça original o para-brisa do esportivo italiano. As portas também se tornaram mais curtas e a carroceria foi esculpida completamente à mão, e para acompanhar o seu chamativo design recebeu um novo jogo de rodas de grande tamanho.
Passando para a parte traseira, as mudanças começam a tornar-se ainda mais óbvias, com para-lamas alargados para acomodar os enormes pneus e novas brânquias logo acima do espaço de carga, tudo culminado com novas saídas de escape duplas que ofrecem um som espetacular ao motor V12, como se fosse um carro de competição.
No interior as mudanças também chegaram. A primeira coisa que chama a atenção são os bancos tipo bucket de fibra de carbono e estofados em Alcantara no tom azul, acompanhados por um quadro de instrumentos que inclui numeração retro e painéis das portas em couro com acolchoado em forma de diamante, tudo em uma combinação elegante e muito atraente de componentes para o deleite dos passageiros.
Quanto à parte mecânica, ela se manteve praticamente intacta, portando o motor V12 de 5.5 litros aspirado naturalmente que entrega 490 cv diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 6 velocidades, suportado por um novo kit de suspensão Koni desenvolvido especificamente para este modelo.
Além disso tudo, foram agregados alguns detalhes únicos e curiosos que terminam por completar a imagem altamente exclusiva do Ferrari Breadvan Hommage, como o emblema ‘Che importa’ montado sobre o relógio do carro. Obviamente não há detalhes sobre o preço desse modelo, mas certamente não se trata de uma proposta barata.