2020 - FERRARI MONZA SP1 BY NOVITEC

A Ferrari apresentou no final de 2018 dois automóveis muito exclusivos, inspirados nos antigos F66 MM, F750 e F860 Monza. Falamos de duas barchettas extremamente chamativas projetadas para que um ou dois ocupantes pudessem desfrutar a céu aberto do som do seu motor V12 aspirado, sem nem sequer utilizar um para-brisa. Com tudo isso, ninguém pensaria em modificar estas duas joias automobilísticas, mas sempre há um grupo de inconformados que encontrarão na Novitec o seu melhor aliado.
Dizemos isso porque o preparador alemão acaba de apresentar um projeto baseado nos Ferrari Monza SP1 e SP2, aos quais injetou uma série de vitaminas, ao mesmo tempo melhorando ligeiramente sua estética com alguns componentes aftermarket. O resultado final pode ser visto nas imagens e no vídeo abaixo, onde podemos ouvir a melodia que emana do propulsor de 12 cilindros de aspiração natural.
Recém-saído da fábrica oferece espetaculares 800 cv, mas nesta ocasião as cifras mudaram, pois agora este motor de 6.5 litros entrega sobre o asfalto um total de 844 cv de potência e 780 Nm de torque máximo. Isso significa um incremento de 34 cv e 61 Nm com relação ao modelo de fábrica, de maneira que as barchettas italianas são capazes de alcançar os 100 km/h em apenas 2.8 segundos e sua velocidade máxima supera os 300 km/h, embora tenha que ser muito valente para atingir esse número sem um teto e um para-brisa envolvidos.
O principal responsável por este incremento de potência é um sistema de escape menos restritivo que conta com um tratamento em ouro para dissipar de uma forma mais eficaz o calor dos gases da combustão. O cliente poderá optar por aço inoxidável ou Inconel, um material utilizado na Fórmula 1 e em aplicações aeroespaciais, enquanto que as válvulas controladas eletronicamente das quatro saídas também são opcionais. No caso de equipá-las, através de um botão montado no habitáculo se pode variar a banda sonora do motor V12.
Quanto à estética, a Novitec optou por incorporar um jogo de rodas forjadas da Vossen com 21 polegadas no eixo dianteiro e de 22 no traseiro, em diferentes cores e acabamentos, calçadas por pneus nas medidas 275/30 ZR21 e 335/25 ZR 22. São complementadas com uma suspensão modificada graças às molas esportivas que reduzem a altura do veículo em aproximadamente 35 mm. Além disso, os clientes podem personalizar o interior com uma ampla seleção de cores aplicadas ao couro e à Alcantara.