2022 - FIAT e-ULYSSE

Há pouco mais de uma década, a Fiat contava em sua oferta com um monovolume chamado Ulysse, eliminado do catálogo em 2010, e agora a marca italiana decidiu reviver essa denominação, para uma van elétrica que chamou de Fiat e-Ulysse 2022.
Pronta para ser lançada na Europa a partir de maio de 2022, esta nova van é o segundo modelo totalmente elétrico do fabricante, e promete um interior com até 8 lugares. Como é lógico, está focado em um uso eminentemente urbano.
Este e-Ulysse esconde um motor de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de torque máximo, como o bloco que é equipado em outros produtos da Stellantis. Embora não haja cifras de aceleração, sabemos que sua velocidade máxima está limitada a 130 km/h.
A marca oferecerá duas baterias diferentes, com capacidades de 50 e 75 kWh, e a maior anunciando uma autonomia WLTP de 330 km. Além disso, estará disponível a carga rápida através de corrente contínua, a um máximo de 100 kW, podendo recuperar 80% da carga da bateria em 45 minutos.
De acordo com a Fiat, os potenciais clientes deste novo Fiat e-Ulysse 2022 poderão ser taxistas, hotéis (para serviços de transfer) ou empresas que busquem frotas de ‘shuttle’ de zero emissões, algo importante nas grandes cidades europeias dadas as restrições a outros tipos de veículos em determinadas zonas.
Como é lógico, estão disponíveis diversas configurações interiores (12 no total, segundo a marca), de 7 ou 8 lugares. O acabamento Lounge, que a Fiat descreve como um salão, permite que a segunda fila de bancos fique de frente com a terceira, com uma mesinha de trabalho no meio.
A versão de oito ocupantes acrescenta um assento adicional na segunda fila, mas em todo caso, tanto a fila central como a traseira vão montadas sobre trilhos, de maneira que podem ser deslocadas e inclusive removidas.
Em relação à tecnologia, conta de série com uma tela táctil de 7.0 polegadas, e há diversos assistentes na oferta, como a frenagem automática de emergência, os alertas de mudança de faixa e de ângulo morto, e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. A lista de opcionais inclui elementos como o teto panorâmico, os bancos de couro, faróis de xênon e a tampa traseira elétrica, por exemplo.