2022 - FORD MONDEO CHINA VERSION

Após uma quantidade considerável de fotos flagrantes e inclusive de vazamentos, a espera acabou. O novo Ford Mondeo acaba de ser revelado. A nova geração do popular sedan da Ford já é uma realidade. No entanto, a esperada renovação do Mondeo foi introduzida na longínqua e exótica China como parte da ofensiva de produto que a marca do oval azul está realizando no país asiático.
A apresentação do novo Mondeo aconteceu no novo Centro de Design da Ford em Shanghai. São instalações que foram fundamentais neste projeto e o serão nos futuros modelos que forem surgindo. Junto com a nova geração do Mondeo foi apresentada uma nova linguagem de design da Ford para a China.
O Mondeo foi consolidado ao longo destas últimas décadas como um estandarte da marca Ford. Um modelo reconhecido a nível global, este sedan aterrissou na China em 2002. Sob a premissa de dar um forte impulso em suas vendas e aumentar a participação de mercado que ostenta, foi desenvolvida esta nova geração. Além disso, a entrada em cena do novo Mondeo supõe, por sua vez, a estreia da nova linguagem de design ‘Progressive Energy in Strength’.
A Ford destaca que esta nova filosofia de design foi criada especialmente para o mercado chinês, de modo que o novo Mondeo marca o rumo que seguirão os futuros lançamentos que serão feitos pela marca naquele mercado. Com relação ao modelo anterior as mudanças são notáveis. O novo modelo conta com um aspecto exterior mais estilizado, esportivo e dinâmico. Inclusive jogou-se com as formas características de um coupe de quatro portas.
A vista lateral traz à tona um trabalhado perfil com uma postura inclinada para frente. A linha longa do capô flui para a parte traseira, o que contrasta com os característicos ombros, assim como uma perfilada linha de teto. Além disso, as portas foram especialmente esculpidas e também chama a atenção as maçanetas das portas, que estão embutidas na carroceria.
Na parte frontal é onde encontramos os traços mais característicos da linguagem de design usada para dar vida ao novo Mondeo. A parte superior da enorme grade é recorrida por uma faixa de luz que conecta com ambos os grupos ópticos. Isso permite esbanjar uma imagem futurista e ao mesmo tempo moderna. Os faróis são especialmente delgados e neles a tecnologia LED é protagonista. E como se não bastasse, desenham uma chamativa assinatura luminosa.
As lanternas traseiras apresentam uma configuração similar. Exibem uma disposição horizontal, são delgadas e estão visualmente conectadas. É fundamental para realçar a sensação de largura. As medidas do Mondeo alteraram em relação ao modelo anterior. O sedan da Ford é agora 23 mm mais largo e 63 mm mais longo. Estas mudanças nas dimensões permitiram melhorar o espaço disponível nos lugares traseiros. São elas: 4.935 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.500 mm de altura e 2.945 mm de distância entre os eixos.
Quanto à chegada aos concessionários, a Ford informou que o novo Mondeo estará disponível nos concessionários chineses ainda este ano. O livro de pedidos será aberto em breve e o processo de fabricação acontecerá também em território chinês. Concretamente, a produção será realizada pela joint-venture que a Ford mantém com a Changan, seu sócio local.