2021 - GEELY XINGYUE L

O novo Geely Xingyue L é a grande novidade da marca chinesa no Salão de Shanghai 2021. Um SUV de sete lugares que só será vendido no gigante asiático, o maior concebido até agora sobre a plataforma CMA que compartilha com os Volvo XC40 e Polestar 2.
O novo carro-chefe era conhecido até agora por seu código interno de desenvolvimento, o de Geely KX11, anunciado há somente alguns meses para o grande evento chinês, onde foi revelado. Um exterior de grandes proporções, com uma distância entre-eixos de 2.84 metros, e um design muito moderno e atraente batizado como ‘Symphony of Space and Time’, com uma grade do radiador que lembra os modelos da marca sueca, e faróis muito afilados equipados com tecnologia Full LED controláveis seletivamente.
Na traseira conta com lanternas que ocupam toda a largura da tampa, equipadas com Matrix LED e nada menos que 176 diodos. Se o exterior transmite paixão, o interior denota uma dose maior de luxo, com um novo conceito de painel mais premium e refinado. Com relação à distribuição do painel, conta com um quadro de instrumentos sob a clássica cúpula e uma grande tela táctil estendida com um metro que vai até o extremo do copiloto.
O Geely Xingyue L contará com um avançado equipamento de série, onde não faltará nenhum detalhe quanto a sistemas de conforto, conectividade e assistentes de segurança. Além disso, o novo modelo é o primeiro da empresa equipado com conectividade 5G e uma potente rede composta por uma dezena de sensores de radar ultrassônicos, cinco radares de ondas milimétricas, quatro câmeras de visão envolvente HD, uma câmera monocular, uma câmera para o painel, uma câmera interior e duas dezenas de sensores ambientais para a função ‘Valet Parking’ de condução autônoma de nível 2 em estacionamentos em uma distância máxima de 200 metros, além de atualizações sem fios e os seguintes elementos: sistema de som Bose de alto desempenho de 10 alto-falantes; tecnologia de redução de ruído harmônico do motor; isolamento acústico de dupla capa; iluminação ambiental LED de 72 cores.
Mecanicamente, a Geely optou por um sistema de propulsão convencional, com um motor bem conhecido, o bloco de 4 cilindros e 2.0 litros que entrega uma potência máxima de 218 e 238 cv, respectivamente, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, ou de 8 relações fornecida pela Aisin, o fornecedor da Volvo.
A primeira versão é de tração dianteira e a segunda versão, mais potente, de tração total. A primeira acelera de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos, e a segunda em dois décimos a menos, ambas com um seletor de modos de condução que dispõe de cinco configurações, as ‘Eco’, ‘Normal’, ‘Sport’, ‘Snow’ e ‘Off-Road’.
O Geely Xingyue L foi concebido integralmente na China e especialmente para este mercado, embora o fabricante deixe a porta aberta para um lançamento comercial fora deste mercado asiático. A empresa destacou no Salão de Shanghai 2021 que tem “planos globais” para vender este modelo em outros mercados.