2024 - HYUNDAI ELANTRA N

Faz apenas três anos que conhecemos a sétima geração do Hyundai Elantra, mas a marca coreana gosta de manter sempre atualizada a sua carteira de produtos. Esta é precisamente a razão pela qual o fabricante de automóveis, depois de revelar o renovado Hyundai Elantra 2024, agora chega ao Salão de Shanghai 2023 para apresentar o Hyundai Elantra N 2024.
Como sabemos, em seu país natal o Elantra é vendido como Avante. Independentemente de sua denominação, o sedan compacto esportivo recebe como atualização de meio ciclo de vida alguns ajustes de estilo tanto no exterior como no interior. Em seu conjunto, todo o pacote estético esportivo foi renovado com linhas mais afiladas.
A maior parte das mudanças no Hyundai Elantra N 2024 surgem na parte dianteira. Podemos ver faróis mais planos que ladeiam uma nova lâmina metálica que se estende por toda a largura da grade. Essa grade agora é dividida em duas seções para ser reduzida visualmente de tamanho, ficando separadas por um elemento de tom preto no centro.
As entradas de ar nas extremidades do para-choque dão à frente uma aparência mais esportiva. Na traseira surgem apenas sutis mudanças nas lanternas e no para-choque preto, um pouco mais marcado. A ele se somam um marcado difusor e um elemento vermelho em forma de U que se estende por toda a largura da parte traseira. São mantidas as duas ponteiras de escape redondas.
Destaca-se também o aerofólio em tom preto. A vista lateral permanece praticamente sem alterações, com exceção do novo jogo de rodas de 19 polegadas. Por outra parte, o painel de plástico do pilar C agora tem um padrão mais entrelaçado, enquanto que a linha de cintura preta é um pouco mais grossa em sua parte final. Não faltam as marcadas saias na cor vermelho e, é claro, as insígnias ‘N’.
Algumas características novas incluem a chave digital, uma função especial no climatizador para reduzir a umidade, combater o mofo e os maus odores; um total de oito airbags e uma câmera na parte superior do para-brisa. Tampouco faltam um sistema de áudio Bose, carga por indução para smartphones e bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, entre outros.
Curiosamente, a Hyundai por enquanto não facilitou detalhes do powertrain, mas cabe esperar melhorias em relação ao modelo atual. Herdará o motor turbo alimentado de 4 cilindros e 2.0 litros de seu antecessor, mas seguramente com um pouco mais de potência. Atualmente entrega 289 cv e 392 Nm de torque máximo que são remetidos ao eixo dianteiro.
A potência é enviada através de uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática de dupla embreagem de 8 relações com a ajuda de um diferencial de deslizamento limitado eletrônico. Esta configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Talvez também haja alguma melhoria de chassi.