2021 - HYUNDAI i30 N

Após a apresentação do seu último restyling no início do ano, a Hyundai tem em andamento uma renovação de toda sua linha i30. As mudanças que afetarão notavelmente o seu aspecto exterior, entre outros aspectos, começaram já em seu modelo base, mas chegarão também ao resto das versões, incluindo a de maior desempenho. O Hyundai i30 N 2021 acaba de ver a luz.
Há quase um ano pudemos ver pela primeira vez este renovado i30 N densamente camuflado, mas agora chegou o momento de descobrir todos os seus segredos e conhecer em detalhes o que oferecerá a partir de agora o compacto esportivo coreano. Em linhas gerais, o carro é praticamente o mesmo no que diz respeito a proporções e estética, embora a Hyundai tenha introduzido uma grade frontal redesenhada, um para-choque com novas entradas de ar e faróis com tecnologia LED que exibem as luzes diurnas em forma de V.
A traseira também foi atualizada na versão de cinco portas, enquanto que no i30 N Fastback permanece intacta. Assim, a Hyundai introduz um aerofólio traseiro de maiores dimensões com a característica luz de freio triangular, enquanto que as lanternas apresentam uma nova assinatura luminosa graças à tecnologia LED. As duas saídas de escape continuam presentes, integradas perfeitamente no sugestivo difusor. A marca coreana oferece o renovado compacto com um total de 7 tonalidades diferentes, sendo estas as denominadas Performance Blue, Polar White, Engine Red, Sunset Red, Shadow Gray, Dark Knight e Phantom Black.
Com relação ao interior, a grande mudança chega através de um sistema de infotainment com tela táctil de 10.25 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A marca coreana também redesenhou a interface de maneira que ao ajustar os diferentes parâmetros do carro o menu exibe gráficos inspirados em uma espécie de teia de aranha. Além disso, o i30 N agora pode equipar bancos esportivos que reduzem o peso em 2.2 quilos e recebem acabamento em couro e Alcantara, com costuras em azul Performance Blue e o logo N iluminado.
Assim como seu antecessor, o Hyundai i30 N vem equipado com uma suspensão adaptativa controlada eletronicamente, que foi revisada para oferecer um comportamento melhorado, e o mesmo acontece com a direção. Os clientes que optarem pelo pacote Performance podem se beneficiar de rodas forjadas de 19 polegadas que reduzem a massa não suspensa em 14.4 quilos, discos de freio dianteiros que passam de 340 a 360 mm, assim como um diferencial de deslizamento limitado controlado de forma eletrônica.
Mas, sem dúvida, o grande atrativo desta atualização se esconde debaixo do capô, onde o protagonismo é de um motor turbo alimentado de 4 cilindros e 2.0 litros, que na versão standard segue oferecendo 250 cv e um torque máximo de 353 Nm. No entanto, o i30 N equipado com o pacote Performance eleva o desempenho do bloco, pois agora desenvolve 280 cv de potência e um torque de 392 Nm, disponíveis entre 1.950 e 4.600 rpm. Graças a estas melhorias, o compacto esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos.
Toda essa energia continua sendo enviada ao eixo dianteiro através de uma transmissão manual de 6 velocidades, mas a versão Performance estreia uma transmissão automática de dupla embreagem com 8 velocidades N DCT. Com sua presença, o condutor se beneficia de três novas funções denominadas N Grin Shift, N Power Shift e N Track Sense Shift. A primeira delas é ativada através de um botão no volante e libera durante 20 segundos a potência máxima do propulsor e ajusta a transmissão em sua configuração mais agressiva.
A segunda das funções é ativada quando o condutor acelera 90% ou com plena carga. Nestas situações, e com a transmissão em modo manual, ao realizar uma mudança de marcha se minimiza a perda de potência. Finalmente, a N Track Sense Shift (NTS) reconhece de forma automática quando a estrada está em condições ótimas para uma condução esportiva como, por exemplo, em um circuito, oferecendo um ótimo desempenho do conjunto.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que o compacto esportivo coreano vem de série com um destacado equipamento em termos de segurança e assistentes à condução. Assim, o usuário pode dispor do assistente de manutenção de faixa, detector do ângulo morto, alerta de tráfego cruzado e o assistente de colisão frontal com detecção de veículos e pedestres.