2020 - HYUNDAI S-A1

Os carros voadores são uma opção que cada vez mais fabricantes estão considerando como futuros modelos comercializáveis. O carro compartilhado é outra alternativa de mobilidade que utilizaremos dentro de alguns anos, de modo que muitas marcas estão focando seu negócio no desenvolvimento deste tipo de serviços. A Hyundai e a Uber desenvolverão taxis voadores para 2023, uma associação da qual já nasceu o Hyundai S-A1.
A colaboração, que foi anunciada no CES 2020 em Las Vegas, terá a Hyundai como responsável pelo desenvolvimento e produção dos veículos voadores, enquanto que a Uber será a encarregada de proporcionar serviços de suporte de espaço aéreo, conexões a transporte terrestre e interfaces de clientes através de uma rede de transporte aéreo compartilhado. Deste modo, o fabricante coreano é a primeira empresa automobilística a unir-se à iniciativa Uber Elevate.
“Nossa visão da mobilidade aérea urbana transformará o conceito de transporte urbano”, disse Jaiwon Shin, responsável máximo da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai. “Esperamos que a UAM vitalize as comunidades urbanas e brinde mais tempo de qualidade às pessoas. Estamos seguros de que o Uber Elevate é o sócio adequado para tornar este produto inovador disponível para a maior quantidade possível de clientes”.
Aproveitando o anúncio realizado no Consumer Electronic Show de Las Vegas, a Hyundai já mostrou um protótipo de veículo aéreo pessoal (PAV por suas siglas em inglês) com o Uber Elevate denominado S-A1. Este taxi voador elétrico utiliza processos de desenho inovadores para otimizar a decolagem e a aterrisagem vertical.
O Hyundai S-A1, atualmente em exibição no CES, é totalmente elétrico e foi projetado para velocidades de cruzeiro de até 290 km/h com uma altitude de cruzeiro entre 1.000 e 2.000 pés com uma autonomia de 96 quilômetros. A empresa assegura que o S-A1 será inicialmente pilotado por um humano, mas as horas extras se tornarão completamente autônomas. Oferece espaço para quatro passageiros e apresenta diferentes rotores pequenos em uma tentativa de reduzir o ruído em comparação com os helicópteros.