2021 - JAGUAR F-TYPE ROADSTER

Desde que chegou ao mercado em meados de 2013 até hoje, o Jaguar F-Type não deixou de evoluir, acrescentando diferentes motorizações, versões especiais tão espetaculares como o Project 7 e elementos técnicos como a tração total. Agora, a marca britânica se esforça em tornar mais evidentes todas estas mudanças e introduzir outros retoques estéticos através um leve restyling.
Esta versão atualizada foi regulada no circuito de Nürburgring-Nordschleife, tanto com sua carroceria Coupe como com a Roadster, algo que podemos comprovar com as imagens oficiais que aparecem abaixo.
De qualquer forma, o novo esportivo da Jaguar apresenta uma estética mais atlética e vanguardista, com novos faróis com tecnologia full LED que se estendem desde os para-lamas dianteiros até a grade central, mais ampla e baixa que no modelo atual.
O para-choque dianteiro diferente, mais robusto, imprime ao carro um maior caráter, com arcos de roda mais volumosos que permitem acomodar rodas de maior tamanho e novo desenho. Na parte traseira, o mais característico desta nova geração são os escapes, pois permitem diferenciar as versões V6 das V8 mais potentes, pois enquanto as primeiras têm uma única saída central, as outras conservam quatro grandes tubos cromados, localizados dois em cada extremo.
Por último, embora não menos importante, cabe destacar um aerofólio traseiro móvel que se situa bem debaixo do vidro vigia traseiro e que apesar de suas reduzidas dimensões, promete melhorar o aspecto aerodinâmico deste modelo.
No interior se destaca o novo painel de instrumentos virtual de alta definição de 12.3 polegadas e bancos elétricos reguláveis de 12 movimentos elaborados em couro Windsor, na cor Ebony e com detalhes em tons Light Oyster ou na cor Mars com pespontos em Flame Red. Destaca-se também o painel revestido em Alcantara com o anagrama gravado, as aletas de câmbio em alumínio, o console central em acabamento Engine Spin com o logotipo de First Edition na cor Ebony.
A versão de quatro cilindros turbo com 300 cv se mantém como a opção mais acessível da linha, sempre abaixo dos V6 de 3.0 litros e é claro, dos F-Type R e SVR que dispõem de um novo motor.
Todos eles - o bloco de quatro cilindros turbo de 300 cv e os V8 de 450 e 575 cv - contam com sistemas de escape ativos que podem ser incluídos como opcional ou de forma standard. Se a escolha for o motor V8 sobrealimentado de 450 ou 575 cv, é incluída a nova função Quiet Start, que garante um som mais refinado, graças às válvulas no silenciador traseiro, acionadas de forma elétrica. São mantidas fechadas até que sejam abertas automaticamente sob carga. Se o condutor desejar, é possível anular a função Quiet Start selecionando o modo dinâmico ou pressionando o botão de mudança de escape antes de dar a partida no motor.
O mencionado novo motor V8 sobrealimentado de 450 cv com um torque máximo de 580 Nm gerado a partir de 2.500 rpm, foi desenvolvido para proporcionar um rendimento seguro e suficiente. Está disponível com opção de tração nas quatro rodas e para os mais puristas, outra com tração traseira. Ambas as versões são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 285 km/h.
A potência do motor V8 sobrealimentado do F-Type R com tração nas quatro rodas aumentou até os 575 cv, enquanto que o torque máximo sobe a 700 Nm - partindo dos 550 cv e 680 Nm, respectivamente, que era oferecido pelo modelo anterior. Acelera de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos, enquanto que a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 300 km/h.
A potência aumentada do F-Type R se combina com um chassi melhorado, dotado de novas rodas de 20 polegadas mais largas e com 10 raios no tom Gloss Black com um acabamento polido, assim como novos amortecedores adaptativos, molas, barras estabilizadoras, além dos suportes da suspensão traseira e rótulas mais rígidas, o que proporciona ainda mais agilidade e uma maior capacidade de resposta, inclusive nas situações de maior exigência de condução esportiva.
Por outro lado, as transmissões Quickshift, presentes tanto no novo F-Type R como nas versões com motor V8 de 450 cv, foram recalibradas para tornar as mudanças de marcha ainda mais rápidas e precisas quando o condutor controla as trocas manualmente através dos paddle shifts no volante ou da alavanca de câmbio SportShift. Tanto na hora de elevar como de baixar velocidades, as mudanças são mais imediatas.
A Jaguar oferece durante o primeiro ano de lançamento o First Edition. Inclui rodas de 20 polegadas com cinco raios em Gloss Technical Grey em contraste com um acabado polido, junto com as opções de pintura Santorini Black, Eiger Grey e Fuji White.
A marca britânica apresenta os renovados Jaguar F-Type Roadster e Coupe para reforçar o atrativo de um modelo que teve um sucesso importante em alguns mercados como o britânico. Inclusive, na segunda parte de sua vida comercial se espera que inclua em sua linha uma versão 100% elétrica, mas esta não estará pronta antes de 2023.
O Jaguar F-Type 2021 já está disponível para pedidos na rede oficial de concessionários na Europa com um preço de saída entre 65.000 e 70.000 euros, dependendo do mercado.