2020 - JAGUAR VISION GRAN TURISMO SV CONCEPT

Em outubro do ano passado a marca britânica apresentou o Jaguar Vision Gran Turismo Coupe, um GT elétrico muito radical de formas quase impossíveis e que havia sido projetado para viver no universo virtual da popular franquia de videojogos Gran Turismo. Naquela ocasião, a marca britânica limitou-se a apresentar alguns renders e esboços do modelo, já que se tratava de um protótipo virtual, que não existia no mundo real.
Hoje, a marca surpreendeu duplamente com a apresentação do novo Jaguar Vision Gran Turismo SV Concept, já que não só se trata de uma versão consideravelmente mais radical do modelo anterior, como também é um verdadeiro modelo físico. Um modelo em escala não funcional, mas real.
A história por trás deste concept é bastante curiosa, pois não se trata de uma simples manobra promocional ou um novo projeto da Jaguar Land Rover e da Polyphony Digital, a empresa por trás da célebre saga de videojogos. Que o novo protótipo esteja baseado no modelo anterior tampouco é casual, já que o seu designer, Ollie Cattell-Ford, é um ávido gamer e quis melhorar o desempenho do modelo.
“As pessoas adoram a estética do Gran Turismo Coupe. Mas no jogo descobriram que se tratava de um verdadeiro muscle car - algo com muita potência, mas talvez necessitando de um pouco mais de aderência. Tratamos de arrumar isso com o SV”, disse Ollie Cattel-Ford.
Por isso, decidiram criar uma versão ainda mais radical do modelo, para a qual não se limitaram a projetar um novo kit aerodinâmico. Cattell-Ford solicitou à SVO, a divisão de pedidos especiais da Jaguar Land Rover, que fosse aumentada a carga aerodinâmica do modelo original e o design que vemos nas imagens foi o resultado. Fruto de um verdadeiro estudo de dinâmica computacional de fluidos. Já que segundo seu designer, ele faz parte da grande quantidade de dados que geralmente são solicitados pela Polyphony Digital de todos os modelos da iniciativa Vision Gran Turismo.
Como é habitual nesse tipo de criação, a marca revelou uma série de especificações teóricas do modelo, com cifras tão assombrosas como o próprio design do carro. Se o modelo anterior contava com um powertrain que segundo a marca já havia sido testado no Jaguar I-Pace eTrophy Racecar, esta nova versão de pista monta 4 motores elétricos que entregam um total de 1.903 cv e 3.360 Nm de torque máximo, com os quais é capaz (teoricamente) de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 1.65 segundos e atingir uma velocidade máxima de 410 km/h.