2024 - KIA EV5
O Salão de Chengdu, na China, foi o cenário escolhido pela KIA para apresentar o seu esperado SUV elétrico para o segmento C-SUV. Trata-se do KIA EV5 2024, um veículo que estará à venda primeiro na Ásia e, posteriormente, desembarcará no Ocidente.
Estamos, portanto, diante do equivalente ao KIA Sportage em formato elétrico. Com o EV5, a KIA já tem três modelos elétricos, após o EV6 e o EV9. Assim, parece que os planos da marca coreana em ter mais de uma dúzia de modelos totalmente elétricos antes do final desta década vão por um bom caminho.
O design do novo KIA EV5 2024 segue a linha dos últimos produtos da empresa, concretamente, o EV9. Isso significa que podemos ver um aspecto muito moderno e linhas muito retas, com uma destacada frente caracterizada pela ausência da grade e finas luzes LED que conectam faróis muito pequenos situados abaixo. Na vista lateral, apreciamos um para-brisa muito inclinado, um teto flutuante, maçanetas das portas embutidas e arcos de roda que não são completamente redondos.
A traseira é um pouco mais minimalista e repete o design das ópticas, reduzidas à mínima expressão, com linhas LED que se prolongam pelo centro e acentuam a largura do carro. Aliás, as lanternas traseiras lembram, de certa maneira, modelos da Volvo e Polestar. A carroceria poderá ser escolhida entre nove cores: Snow White Pearl, Clear White, Starry Night Black, Magma Red, Ivory Silver, Frost Blue, Iceberg Green, Tide Blue e Shale Grey.
Como ocorre nos mais recentes modelos da KIA, o novo EV5 exibe um design interior muito vanguardista e minimalista, com um painel muito horizontal e despojado de botões. O minimalismo é encontrado também no túnel de transmissão, um espaço recortado que pode ser utilizado como zona de carga por indução para telefones móveis. O centro do painel é presidido por duas telas digitais unidas de 12.3 polegadas, uma para instrumentação e a outra para o conteúdo multimídia.
Na parte traseira do habitáculo encontramos generosos lugares, com espaço de sobra para as pernas, assim como um porta-malas grande. Uma novidade relevante é o sistema de iluminação ambiental com 64 cores, um sistema com uma função adaptativa aos modos de condução e outra para quando se ultrapassa os limites de velocidade.
A KIA ainda não revelou detalhes técnicos, coisa que fará na medida em que se aproxima a data de lançamento. Por enquanto, o que sabemos é que haverá várias opções para escolha, incluindo uma versão esportiva com tração total, e poderá superar os 500 quilômetros de autonomia no melhor dos casos.