2021 - KIA STONIC

Apresentado originalmente em meados de 2017, o KIA Stonic passou a fazer parte da linha SUV do fabricante coreano como a opção de tamanho mais compacto. Agora, recebe sua primeira atualização, um update que introduz importantes novidades em termos de tecnologia, sistemas de segurança e inclusive uma motorização semi-híbrida.
O irmão menor do KIA Sportage vai indo muito bem. Em seus três anos de ativa na Europa já teve mais de 150.000 unidades comercializadas dentro de um dos segmentos com maior crescimento e competitividade no mercado. O modelo 2021 não é considerado um restyling de uso, já que é antes uma atualização do modelo já existente, ou seja, apenas a introdução de algumas novidades antes de ser aplicado o facelift geral, que lhe permitirá enfrentar a segunda metade do seu ciclo de vida.
Apesar disso, o KIA Stonic 2021 apresenta leves retoques na parte estética. O mais destacado são seus novos faróis dianteiros, que oferecem uma nova assinatura luminosa. Também se somam à paleta de cores dois novos tons, denominados Azure Blue e Storm Grey. A paleta agora inclui nove acabamentos exteriores que podem ser combinados com o teto em contraste, incluindo o novo Zest Yellow para o teto. Novas rodas de alumínio de 16 polegadas também estão disponíveis.
Enquanto isso, o interior foi trabalhado principalmente no sistema multimídia, que agora integra uma tela de 8.0 polegadas de série com navegação. Também oferece conexão Bluetooth, Apple CarPlay, Android Auto e as novas funções do UVO Connect, onde estão incluídos informação do trânsito em tempo real, previsão meteorológica, preço do combustível e informação sobre estacionamento, entre outros. A função de reconhecimento de voz também está disponível. Por outro lado, o Stonic agora oferece um quadro de instrumentos digital de 4.2 polegadas com maior resolução e novas opções de personalização.
Mais importante ainda é a incorporação de uma nova mecânica Mild Hybrid ou semi-híbrida. Combina o motor a gasolina 1.0 T-GDi com um sistema de 48 volts e dois níveis de potência disponíveis, 100 e 120 cv, ambos com 200 Nm de torque máximo quando está equipado com a transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades (também está disponível com uma transmissão manual de seis relações). Ambas as transmissões permitem melhorar o consumo de combustível ao desconectar o motor a combustão em velocidades de até 125 km/h.
A linha de motores a gasolina também foi atualizada, com uma capacidade de condução melhorada, melhor eficiência e emissões de CO2 reduzidas, segundo a KIA. O motor 1.0 T-GDi de 100 cv é oferecido com uma transmissão manual de seis velocidades e uma transmissão automática DCT de sete relações, enquanto que a versão de aspiração natural e 1.2 litros CVVT de 4 cilindros com 84 cv também foi revisada.
Por último, o novo KIA Stonic 2021 oferece os mais avançados sistemas de assistência à condução (ADAS), com um sistema pré-colisão frontal com reconhecimento de pedestres, veículos e ciclistas, assistente para a manutenção de faixa, alerta de atenção ao condutor, assistente de ângulo morto, assistente pré-colisão em ângulo morto, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e assistente para o limite de velocidade.
A KIA começará a aceitar pedidos do novo Stonic 2021 durante o terceiro trimestre deste ano. Por enquanto não foram especificados os preços nem datas aproximadas da chegada do atualizado modelo aos concessionários europeus.