2021 - KIA STONIC GT-LINE

O novo KIA Stonic já é uma realidade. O interessante SUV do segmento B da KIA sofreu recentemente uma atualização de meio ciclo de vida. Um facelift que permitirá a esta primeira geração enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Uma atualização que traz consigo, desde uma mudança de imagem exterior e interior até uma melhoria no equipamento, além de uma parte mecânica eletrificada.
Agora, o fabricante coreano guardava uma surpresa, o novo KIA Stonic GT-Line. Finalmente o pequeno crossover incorporará à sua linha o nível de acabamento GT-Line, assim como sua versão GT-Line S, que se caracteriza por dotar o veículo de um aspecto mais dinâmico e esportivo. Tudo isso somado a um equipamento completo de série e, neste caso, um conjunto de mecânicas eletrificadas.
Trata-se da primeira vez que o Stonic contará com o acabamento GT-Line em seu configurador. Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as principais novidades e traços estéticos mais característicos que traz consigo essa versão. Na parte frontal surge uma nova grade e faróis que utilizam a tecnologia LED.
O para-choque dianteiro também é novo e os faróis antineblina também recorrem à tecnologia LED. Com relação à parte traseira, chama a atenção o novo para-choque. Além disso, ambas as proteções principais foram revisadas. Cabe destacar que o acabamento GT-Line S dota a carroceria de um acabamento bicolor.
Com relação ao nível de personalização há muitas opções. Calça rodas de liga leve de 17 polegadas. A versão GT-Line está disponível junto a seis cores enquanto que a GT-Line S oferece seis acabamentos de pintura com uma opção de teto em preto ou amarelo, dependendo da cor escolhida. Estão disponíveis dois novos tons para a carroceria: Storm Grey e Azure Blue.
Quanto ao interior do novo Stonic GT-Line, a KIA acrescentou diversos elementos para criar um ar com matizes esportivos. Destaca-se o volante multifuncional revestido de couro e com a insígnia GT-Line. Os bancos estão estofados em uma combinação de tecido preto e couro sintético e também exibem o logo GT-Line.
Um dos elementos que não passa por alto é a tela táctil de 8.0 polegadas que domina o console central e que é fundamental para manejar o sistema de infotainment que permite acessar a diversos serviços digitais online. É compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Por outra parte, o quadro de instrumentos conta com uma tela a cores de 4.2 polegadas.
A lista de sistemas de assistência à condução é bem completa. O novo Stonic GT-Line conta com inúmeras tecnologias para garantir uma experiência de condução segura e confortável. Assistente de manutenção de faixa, alerta de atenção do condutor, assistente de luzes de estrada, aviso de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e assistente para evitar colisões dianteiras com detecção de pedestres e ciclistas, entre outras coisas.
No que diz respeito à parte mecânica, o novo Stonic GT-Line aposta na eletrificação. E mais concretamente pela tecnologia híbrida suave (MHEV) de 48 volts. Debaixo do capô só estará disponível um motor a gasolina 1.0 litros T-GDi em dois níveis de potência: 100 e 120 cv.
Pode ser acoplado à nova Transmissão Manual Inteligente (iMT) com 6 velocidades da KIA ou uma transmissão automática DCT de dupla embreagem e 7 relações. Independentemente da transmissão escolhida haverá um sistema de tração dianteira.