2022 - LAMBORGHINI AVENTADOR LP780-4 ULTIMAE ROADSTER

O Lamborghini Aventador está no mercado desde 2012, quase uma década de vida que veio acompanhada de diferentes evoluções -Aventador LP700-4 e Aventador S - versões esportivas Aventador SV y SVJ - e edições especiais - como os Miura Homage e o one-off Aventador J - que elevaram a lenda do superesportivo V12 da casa de Sant’Agata Bolognese.
Mas chegou o momento de dizer adeus àquele que foi o sucessor do Lamborghini Murcielago, que por sua vez, e como já soubemos há algum tempo, será substituído por um novo superesportivo com motor V12 que pela primeira vez contará com eletrificação. Mas antes que chegue esse momento, a Lamborghini apresentou aquela que será a última e definitiva versão do Aventador: o Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae. Um modelo que chegará como uma edição limitada disponível em forma de 350 coupes e 250 roadsters.
A nível estético o Aventador LP780-4 Ultimae se diferencia de seus irmãos por uma parte frontal que apresenta um novo spoiler e um splitter que se destaca por exibir uma cor cinza e vermelho que também aparece no novo difusor de fibra de carbono muito mais agressivo. Na verdade, o habitual escape que ocupava essa zona subiu um pouco mais e foi separado em duas grandes e redondas saídas, seguindo a tendência de outros recentes Lamborghini.
Da mesma forma, também surgem novas rodas de liga leve forjada Silver Dyanthus de 20 e 21 polegadas, calçadas com pneus Pirelli PZero Corsa e freios com pinças pintadas na cor prata. Tudo isso acompanhado de uma carroceria que poderá ser pintada em uma das 18 cores disponíveis com novos tons foscos como o Cinza Acheso e Cinza Teca.
Essas tonalidades se trasladam ao interior onde o couro preto e a Alcantara estão presentes nos bancos e painel, acompanhados de costuras cinzas, além de bordados com a palavra ‘Ultimae’ e certos detalhes na cor vermelho. Ao mesmo tempo o pilar A do lado do condutor conta com o número de série da unidade dentro desta edição limitada.
No entanto, a parte mais destacada do Ultimae chega através do seu motor, onde o famoso bloco V12 de 6.5 litros aspirado alcança seu potencial máximo chegando aos 720 Nm e 780 cv, 40 a mais que o Aventador S e 10 cv a mais que o todo-poderoso SVJ. A isso se soma o famoso chassi monocasco de fibra de carbono e o uso desse mesmo material leve também em toda a carroceria para conseguir um peso no seco de 1.550 kg, 25 a mais no caso da versão Roadster. Desta forma, o Aventador LP780-4 Ultimae é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 355 km/h, graças à ajuda da rapidíssima transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades (ISR).
Isso para correr em linha reta, porque para dominar as curvas, além das modificações realizadas a nível aerodinâmico, surge a famosa direção gerenciada nas quatro rodas que trabalha junto com a Lamborghini Dynamic Steering (LDS) para obter a máxima agilidade inclusive nas curvas fechadas.