2020 - LAND ROVER DEFENDER CSP 575 BY BOWLER

No Reino Unido existem muitos preparadores dedicados à personalização de automóveis e uma delas se destaca por seus projetos off-road baseados em modelos da Land Rover. Trata-se da Bowler, uma empresa que no final de 2019 foi absorvida pela própria JLR com o objetivo de integrá-la dentro da corporação e assim poder trabalhar junto com sua divisão SVO. Agora, já conhecemos o seu primeiro projeto: o CSP 575.
Uma vez que a Bowler já tem toda a liberdade para poder trabalhar com o Defender original, o preparador britânico uniu suas forças com a SVO e o resultado é um selvagem 4x4 que já está cozinhando no fogo lento e será lançado no próximo ano. Trata-se de uma versão extrema do Land Rover Defender 110 de primeira geração, que será fabricado na sede do preparador em Derbyshire, no lugar de utilizar alguma das instalações da Jaguar Land Rover.
Embora o mais destacado deste projeto se esconda debaixo da carroceria, o todo-terreno britânico também exibirá uma ou outra modificação estética relevante, como um capô com entradas de ar de grandes proporções, arcos de roda bem alargados e rodas específicas, entre outras coisas. O CSP 575 combina o perfil original do Defender 110 com um chassi de aço de alta resistência desenvolvido pela Bowler, enquanto que o encarregado de impulsionar o veículo será um motor V8 sobrealimentado de origem JLR.
Falamos do mesmo motor que propulsiona os Range Rover Sport e Jaguar F-Type mais selvagens, ou seja, os SVR, de modo que conta com 5.0 litros e é capaz de desenvolver 575 cv de potência, com um torque máximo de 700 Nm. Não sabemos qual a transmissão que equipará este Defender tão especial, mas os citados modelos utilizam uma caixa automática de 8 velocidades com conversor de torque, que envia toda a energia para as quatro rodas.
Os responsáveis do projeto comentaram que o CSP 575 será totalmente legal para circular pela via pública, contará com quatro bancos, uma jaula anticapotamento e um sistema de ar-condicionado. Sua produção será muito limitada, já que os planos iniciais da Bowler são oferecer o modelo “em quantidades muito pequenas”, com um preço partindo de 200.000 libras esterlinas, algo como 1.45 milhões de reais ao câmbio atual.
Nas palavras do chefe da divisão SVO da JLR, Michael van der Sande: “A Bowler ainda é uma empresa independente com seus próprios escritórios, seu próprio pessoal, suas próprias regras, suas próprias finanças e temos a intenção de deixá-la funcionar dessa maneira. Nosso objetivo é em grande parte dirigir a Bowler como uma empresa independente, mas com o apoio da Land Rover quando for apropriado. E isso é o que estamos fazendo aqui”.