2022 - MAHINDRA ROXOR

O Jeep Wrangler é um dos todo-terrenos mais icônicos da história e isso provoca que muitas marcas se fixem no 4x4 americano na hora de desenvolver seus produtos, seja no aspecto mecânico como simplesmente no estético. Uma delas é a Mahindra, fabricante que lançou em 2018 um veículo com tração nas quatro rodas e um tamanho muito mais reduzido que o Wrangler atual, mas que lembrava fortemente a outras gerações passadas do emblemático 4x4 norte-americano.
É por isso que a marca indiana não teve uma jornada fácil para introduzir o seu Roxor no mercado. As semelhanças entre ele e um Jeep da geração CJ desembocaram em uma batalha legal e várias atualizações no aspecto do pequeno 4x4, com o objetivo de dissuadir as queixas do fabricante americano. Agora, a Mahindra acaba de apresentar outro facelift com vistas ao próximo ano, com um Roxor que exibe um design suficientemente genérico para manter longe os advogados e as demandas que possam surgir.
A Mahindra não detalha nenhuma modificação significativa realizada no pequeno todo-terreno, já que a mecânica permanece inalterada e as únicas mudanças se concentraram em modificar o aspecto da parte frontal. Desta maneira, o Roxor agora tem apenas uma barra que se estende através de uma grade dianteira que se assenta em uma abertura retangular com esquinas arredondadas entre um par de faróis redondos. O capô agora é um pouco mais quadrado, enquanto que os característicos arcos de roda que tanta polêmica criaram devido à sua semelhança com o citado Jeep brilham por sua ausência.
O atualizado Roxor está disponível em duas versões: Base e All-Weather. Ambas têm o mesmo motor turbodiesel de 2.5 litros que se combina com uma transmissão manual de 5 velocidades e uma caixa de transferência de duas relações. O propulsor produz apenas 63 cv de potência, embora o torque máximo seja de 195 Nm, uma cifra mais que suficiente para mover-se por ranchos e fazendas com desenvoltura. A tração nas quatro rodas é padrão e a velocidade máxima é de 88 km/h, enquanto que sua capacidade de reboque é de 1.583 quilos.
De acordo com a empresa, a produção do Roxor 2022 já está em marcha, e o novo modelo começará a ser enviado aos distribuidores neste mesmo mês. O modelo indiano está projetado para concorrer com outros veículos side-by-side todo-terreno da Polaris, Honda e outras marcas, mas não será barato. A versão Base parte dos 18.899 dólares, enquanto que a All-Weather, que inclui uma cabine fechada, espelhos retrovisores e outras melhorias, começa nos 26.299 dólares.