2023 - MAHINDRA THAR.e CONCEPT
De uns tempos para cá, parecia que os todo-terrenos clássicos de toda uma vida estavam desaparecendo do mapa, devido aos SUVs. Mas, há algum tempo parece que estão voltando a estar na moda, além disso, exibindo designs muito vintage, como é o caso do Ford Bronco. Agora, da Índia chega uma alternativa em forma de protótipo, tanto ao Bronco como ao Jeep Wrangler: o Mahindra Thar.e Concept.
Como dissemos, por enquanto se trata de um modelo conceitual, mas chegará à produção com duas versões, uma de cinco e outra de três portas. Trata-se de um todo-terreno 100% elétrico construído sobre a plataforma INGLO (INdia GLObal) utilizada por outros produtos da Mahindra, que proporciona uma distância entre os eixos que oscila entre 2.77 e 2.97 metros, o que assegura uma boa habitabilidade interior.
Esteticamente, o Thar.e Concept se caracteriza por suas formas quadradas e minimalistas, como podemos ver nas imagens. Sem dúvida, essas formas tão quadradas favorecem a amplitude no habitáculo, mas com certeza prejudicam a aerodinâmica.
A frente chama a atenção, com faróis LED quadrados e um para-choque de aço para garantir sua resistência aos golpes mais duros. Em seguida, os olhos se fixam nos painéis e arcos dianteiros, assim como nos intermitentes montados em ambos os lados do capô angular. Graças a um jogo de rodas altas, pneus todo-terreno e ao sistema de suspensão, o Thar.e conta com uma altura livre do solo de até 30 centímetros, suficiente para manter a salvo a bateria localizada no solo, mesmo nas condições mais exigentes.
As saliências dianteira e traseira também foram reduzidas ao mínimo, por isso que conta com um entre-eixos tão grande. Na traseira se repetem as formas quadradas nas lanternas e um para-choque similar ao que vai na frente. Segundo o fabricante indiano, o Thar.e terá os melhores ângulos de ataque, ventral e saída de sua classe, assim como uma capacidade excelente de atravessar superfícies alagadas.
Por enquanto se desconhece os detalhes do powertrain elétrico, embora, de acordo com a edição indiana da Autocar, poderá contar com motores elétricos da Volkswagen, um de 80 kW (107 cv) e 135 Nm de torque no eixo dianteiro e outro de 210 kW (282 cv) e 535 Nm de torque no traseiro. Estes motores poderão receber a energia procedente de baterias de 60 e 80 kWh.