2021 - MAZDA BT-50 THUNDER

No ano passado a Mazda apresentou a terceira geração de sua pick-up orientada a mercados distantes dos Estados Unidos e da Europa, o BT-50, e agora acaba de mostrar uma versão muito interessante destinada a todos aqueles condutores mais atrevidos e aventureiros. Dizemos isso porque são modificações introduzidas em um veículo que só será vendido na Austrália e cujo sobrenome é Thunder.
Basicamente, o que a Mazda fez foi pegar um BT-50 GT de cabine dupla e mudar alguns de seus elementos estéticos por outros muito mais agressivos, robustos e resistentes. Estas mudanças podem ser encontradas nos para-choques, nos arcos de roda e nos estribos laterais, além da nova barra de reforço elaborada em aço, as luzes LED de alta intensidade na parte frontal e as rodas de 18 polegadas específicas. Além disso, a caçamba traseira agora está coberta por uma superfície de acionamento elétrico. Estas modificações não só cumprem uma função estética, como também na prática com elas a Thunder melhora suas capacidades todo-terreno.
Falamos de uma versão que nasceu para brigar com outros rivais de características parecidas como os Toyota Hilux Rugged X e Nissan Navara N-Trek Warrior. A Mazda oferece o Thunder em um total de sete cores diferentes, sendo elas o Ice White, True Black Mica, Lingot Silver Metallic, Concrete Grey Mica, Gun Blue Mica, Rock Grey Mica e Red Volcano Mica. No total, as modificações introduzidas neste veículo significam uma fatura de 13.000 dólares australianos, ou seja, cerca de 56.500 reais ao câmbio de hoje.
Assim como o resto das versões do BT-50, o Thunder conta com um propulsor turbodiesel de 4 cilindros e 3.0 litros que produz 190 cv de potência e um torque máximo de 450 Nm, entre 1.600 e 2.600 rpm. O cliente poderá optar por uma transmissão manual ou automática de 6 velocidades, assim como um sistema de tração nas quatro rodas que vem acompanhado por um diferencial traseiro com bloqueio. A marca japonesa confirmou que a versão manual anuncia um consumo de 13 km/l, e a versão automática de 12.5 km/l.
“Estamos muito satisfeitos com a forma que nossos parceiros distribuidores, clientes e meios de comunicação receberam o novo Mazda BT-50 desde seu lançamento em meados de 2020. O BT-50 Thunder, único em sua linha na Austrália, apresenta-se com uma estética audaz e assertiva, ao mesmo tempo que conserva o alto nível de especificações e atributos de segurança que são esperados de um novo modelo BT-50”, comenta Vinesh Bhindi, diretor da Mazda Australia.
O Mazda BT-50 Thunder estará à venda já neste mês de abril com um preço base de 65.990 dólares australianos para a versão manual (286.500 reais) e de 68.990 (299.500 reais) para a automática. Sua comercialização será exclusiva para o mercado australiano.