2020 - MAZDA CX-30 TURBO

Todo aquele que quiser comprar um SUV fabricado pela Mazda com proporções menores que as do CX-5, mas maiores que as do CX-3, pode encontrar esse veículo no CX-30. No entanto, se os 180 cv de potência do motor Skyactiv-X sejam pouco, a melhor alternativa acaba de ser apresentada em forma de versão turbo alimentada.
O Mazda CX-30 Turbo recebe um propulsor de maior tamanho que recebe ajuda de um turbo compressor para situar-se como a versão de maior desempenho da linha. A melhor maneira de identificar esta versão é pelas exclusivas rodas pretas de 18 polegadas feitas de alumínio, retrovisores em preto brilhante e saídas de escape duplas de maior tamanho. Também aparece o emblema ‘Turbo’ na parte inferior direita da tampa traseira.
Porém o mais importante desta versão se esconde debaixo do capô, um motor a gasolina de 4 cilindros que desloca 2.5 litros, ou seja, meio litro a mais que as mecânicas Skyactiv-G e X. Graças a isso, e a presença do citado turbo compressor, o CX-30 Turbo é capaz de desenvolver 250 cv de potência e um torque máximo de 434 Nm, isso quando se utiliza gasolina de 93 octanas. Em caso contrário, o motor entrega 227 cv e 420 Nm.
Esta octanagem deixa claro que tudo parece indicar que esta versão será exclusiva para os Estados Unidos, embora não se descarte sua comercialização também na Europa. Dito isso, é importante destacar que toda a energia é enviada às quatro rodas graças ao sistema i-Activ da marca japonesa, que trabalha em linha com uma transmissão automática de 6 velocidades. Por enquanto a Mazda não divulgou o desempenho do CX-30 Turbo.
O que a Mazda destaca são os seus sistemas de segurança e assistentes à condução. Alguns dos mais destacados são o SCBS com detecção do tráfego cruzado, ou seja, um sistema que freia o carro automaticamente ao detectar qualquer aproximação de outro veículo, assim como o controle de cruzeiro adaptativo, o assistente de manutenção de faixa, câmeras de 360 graus, luzes adaptativas e leitor de sinais de trânsito.