2024 - MAZDA CX-90

Durante as últimas semanas, a Mazda esteve preparando o caminho para o seu último lançamento, o CX-90. Na verdade, a marca japonesa deu pinceladas de um modelo que prometia ser potente e eficiente, baseado em uma plataforma de tração traseira e com traços esportivos. Além disso, com a sensação de condução típica da marca e três filas de bancos.
Pois bem, a espera acabou. O Mazda CX-90 já é uma realidade, pelo menos nos Estados Unidos. E chega com uma potência máxima de 345 cv, o que o converte no veículo de série mais potente já fabricado pela empresa japonesa.
Contará unicamente com sistemas de propulsão eletrificados e no interior é oferecido espaço para até oito pessoas, em um habitáculo que combina o luxo com a estética tradicional japonesa.
O motor de 6 cilindros em linha turbo alimentado da Mazda, com 3.3 litros, já não é uma novidade em termos absolutos. No entanto, agora é consideravelmente mais potente, já que desenvolve 345 cv.
É claro que recorre a um esquema eletrificado sob a solução ‘mild hybrid’, já que a Mazda utiliza um pequeno motor elétrico, situado entre o motor a combustão e a transmissão. Por enquanto, a marca não deu muito mais detalhes técnicos, mas parece que a unidade elétrica é suficientemente potente para mover o CX-90 em baixas velocidades, como já acontece, por exemplo, com alguns modelos MHEV da Stellantis.
A segunda opção é o sistema plug-in (PHEV) e-Skyactiv da Mazda. Um bloco de 4 cilindros com 2.5 litros, que trabalha junto a um motor elétrico para gerar uma potência combinada de 327 cv. Tudo, acompanhado por uma bateria de 17.8 kWh de capacidade, que permitirá ao CX-90 mover-se em modo 100% elétrico durante muito mais tempo.
Se tudo isso parece familiar, talvez seja porque se trate da mesma configuração oferecida no CX-60. Assim, é provável que o CX-90 anuncie uma autonomia similar (ou um pouco menor, devido ao seu maior peso) à do mencionado CX-60, que anuncia 63 km livre de emissões. Falamos isso no condicional porque por enquanto a Mazda não ofereceu dados oficiais de desempenho e eficiência da linha deste SUV de grande tamanho.
Independentemente do motor escolhido, há duas coisas que não mudam. A tração total é de série, e a potência é enviada ao solo através de uma nova transmissão automática de 8 velocidades, que abandona o conversor de torque da geração anterior.
Graças à eletrificação, a Mazda afirma que a transmissão da potência é suave e direta, ao mesmo tempo que melhora a eficiência. Ainda não são conhecidas as cifras de aceleração e velocidade máxima.
O que sabemos é que a Mazda equipou este grande SUV com o sistema KPC (Kinematic Posture Control) estreado no MX-5, que atua sobre os freios da roda interior nas curvas de alta velocidade, reduzindo o balanço da carroceria e aumentando a estabilidade do carro.
A Mazda espera que o luxuoso interior do CX-90, com capacidade para até oito ocupantes, seja um dos principais atrativos do veículo. Uma tela central para o sistema de infotainment, de 12.3 polegadas, se situa na parte superior do painel, complementada por uma série de controles tácteis.
Há outra tela digital disponível para o condutor e, em função das opções escolhidas, são oferecidas funções como a climatização dos bancos da terceira fila e múltiplas entradas USB-C. A lista completa de opcionais estará disponível mais adiante.
Em termos de materiais, o interior apresenta acabamentos em couro Nappa e madeira. O painel é revestido por um tecido especial com costuras tradicionais japonesas que lhe conferem um aspecto inconfundível. E pelas imagens, parece que oferece uma boa habitabilidade.
Algo parecido acontece com o design exterior. Um aspecto onde, em um primeiro momento, chama a atenção uma parte traseira desproporcionalmente grande, para garantir a presença das três filas de bancos.
Dito isso, os diferentes pacotes de acabamento permitem adicionar ou eliminar cromados, e estão disponíveis rodas de liga leve de até 21 polegadas. De resto, o CX-90 estreia uma nova cor exterior, denominada Vermelho Artisan, e oferece todas as ajudas à condução que se integram dentro do pacote i-Activsense, entre as quais se destacam sistemas como o controle de cruzeiro ativo, o sistema de frenagem de emergência automática, o controle do ângulo morto, entre outros.
Embora a apresentação do Mazda CX-90 2024 já seja oficial, ainda há muitas coisas que não sabemos. A Mazda oferecerá mais informações nas próximas semanas, na medida que se aproxime a data de comercialização.