2024 - McLAREN 750S 3-7-59 THEME BY MSO
A McLaren é a única marca que conseguiu a façanha de obter a Tríplice Coroa do Automobilismo, ou seja, vencer o GP de Mônaco de F1, as 24 horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianapolis. Um feito que vem sendo lembrado durante todo o ano, recordando com diferentes iniciativas na pista, algumas das decorações mais espetaculares da história. Desta forma durante alguns Grandes Prêmios desta temporada 2023 de Fórmula 1 como Mônaco, Espanha e Canadá, o McLaren MCL60 de Norris e Piastri exibiu uma decoração especial que combinava o estilo dos três carros campeões da McLaren que formaram aquela Tríplice Coroa, ao mesmo tempo que nas 500 Milhas de Indianapolis cada um dos três carros principais com os quais a marca participou na corrida oval, o fez com uma decoração inspirada em um destes três carros.
Agora essa celebração em alto estilo de uma coroa que nenhuma outra marca detém sai dos circuitos e chega aos carros de rua da McLaren Automotive através da MSO, seu famoso departamento de personalização que apresenta um espetacular Art Car com a base do novo McLaren 750S com o chamado 3-7-59 Theme, que combina em uma mesma carroceria as três decorações: do McLaren M16D #3 de Johnny Rutherford que venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 1974, o MP4/2 #7 de Alain Prost que ganhou o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 de 1984 e o McLaren F1 GTR #59 conduzido por Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto para a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1995.
Para realizar esta vistosa combinação do 3-7-59 Theme, a McLaren Special Operations precisou de 1.200 horas de pintura à mão e materiais especialmente selecionados sobre esta carroceria de fibra de carbono, que inclusive mostra fiéis efeitos de sujeira e danos para dar ao carro esse toque de Art Car. Desta forma o nariz lembra a famosa decoração da Marlboro dos F1 da McLaren durante os 70, 80 e 90, o preto com uma decoração 59 na porta faz referência àquele McLaren F1 GTR completamente preto da Ueno Clinic Tokyo e por último a traseira com seus toques de laranja Papaya e azul lembram os carros mais clássicos e recentes da McLaren, incluindo o M16D de Rutherford com seu número 3. Toda essa decoração é acompanhada também de pequenos detalhes do logo especial da McLaren em homenagem a essa tríplice Coroa, presente na zona dos para-lamas dianteiros e com sutis três estrelas abaixo do espetacular aerofólio traseiro deste 750S.
A McLaren também personalizou suas rodas com um tom preto acetinado, acompanhadas de pinças de freio que em cada roda exibem uma cor, seja vermelho, azul e dourado, exibindo também três códigos QR em cada combinação de cores que se forem escaneadas levam a um website que mostra toda a história de cada um dos três carros nos quais está inspirado.
Seu interior também apresenta um acabamento dos mais exclusivos, com desenhos sobre o estofamento de Alcantara no tom cinza carbono e de novo o logo da Tríplice Coroa da McLaren na cor laranja, assim como os cintos, embora também haja detalhes em vermelho e branco no painel e nas aletas de câmbio, e claro, muita fibra de carbono. Outro detalhe genial são as três estrelas laranja, branca e preta presentes no pedal do acelerador, embora a verdadeira assinatura da obra é a placa especial que podemos encontrar nas soleiras das portas com o nome da versão e seu lugar de criação. Uma placa também criada com a carroceria de fibra de carbono vermelha e branca de um carro de Fórmula 1 real.
O modelo apresentado no Velocity Invitational em Sonoma, na Califórnia, com pilotos e ex-pilotos da McLaren como Lando Norris, Pato O’Ward e Derek Bell, não será apenas um carro de exibição, mas irá parar na garagem de seis afortunados proprietários com seus seis exemplares, todos eles já reservados, pelo módico preço de 700.000 dólares, segundo deixou cair um dos responsáveis da marca britânica.