2021 - MERCEDES-AMG E 63 ESTATE

Após a recente renovação do Mercedes-Benz E Class, agora chegou o momento de mirar nas versões esportivas assinadas pela AMG que, mais uma vez, voltarão a situar-se na parte mais alta da linha desse modelo. Os novos Mercedes-AMG E 63 Sedan e Mercedes-AMG E 63 Estate foram revelados de maneira oficial e chegam carregados de importantes novidades.
Os novos modelos Mercedes-AMG E 63 2021 são rapidamente reconhecidos já que apresentam diversos traços identificativos que lhe permitem diferenciar-se, neste caso, de um Mercedes-Benz E Class Sedan ou E Class Estate convencional. Basta dar uma olhada nas imagens.
A frente agora apresenta uma nova configuração. Destaca-se a entrada de ar central de maior tamanho, e logicamente, a grade específica da AMG com 12 lâminas verticais. A isso devemos somar faróis Multibeam com tecnologia LED integral. Por outra parte, a saia dianteira em desenho Jet-Wing é nova e conta com três grandes entradas de ar funcionais. Tampouco devemos ignorar o splitter frontal.
Na lateral também há novidades. Especialmente devemos observar as novas rodas de liga leve de 19 polegadas e 10 raios com um desenho aerodinâmico otimizado e com um acabamento disponível em preto fosco ou em cinza de alto brilho. Por sua parte, a versão S calça novas rodas de liga leve de 20 polegadas e 5 raios duplos.
Na traseira surgem novas lanternas, mais planas e divididas em duas partes. No caso da versão de carroceria Estate, temos uma faixa que se prolonga até os extremos laterais das lanternas. A saia traseira estreia configuração e permite acentuar a largura do sedan e da perua. As quatro saídas do sistema de escape esportivo é outro dos traços distintivos da zona traseira.
Também chegam novas cores para a carroceria: cinza grafite metalizado, prata hightech metalizado e azul brilhante magno. Seguindo com as opções de personalização, cabe destacar também que o pacote AMG Night está disponível opcionalmente para adicionar novos elementos específicos. Neste caso, as carcaças dos espelhos retrovisores externos, as molduras dos vidros e os elementos de adorno das saias dianteira e traseira mostram um acabamento em preto de alto brilho. Também se pode encomendar a grade AMG em desenho escuro. Além disso, igualmente se pode optar pelos pacotes exteriores de fibra de carbono AMG I e AMG II, disponíveis exclusivamente para os modelos 63.
Com relação ao interior surgem mais novidades. Os bancos AMG estão estofados em couro Nappa (pode-se escolher ainda diferentes tipos de couro). Opcionalmente há bancos AMG Performance com apoios de cabeça integrados e suporte lateral melhorado. Além disso, foi acrescentada uma nova opção de estofamento, específica da AMG: napa preto/cinza titânio pearl com costura amarela em contraste.
Uma das principais novidades é o novo volante AMG Performance com um desenho de raios duplos e superfícies tácteis niveladas para o manejo. Pode ser estofado em couro, em microfibra DINAMICA ou em uma combinação de couro e microfibra DINAMICA. Se o cliente desejar, ainda pode incorporar a função de aquecimento. Atrás do aro do volante, à esquerda e à direita, se encontram os paddle shifts de alumínio para mudanças de marcha.
Entre o equipamento tecnológico se destaca, sem dúvidas, o sistema de infotainment MBUX. No modelo básico é composto de duas telas de 10.25 polegadas em diagonal, enquanto que o modelo S equipa de série telas de 12.25 polegadas. O quadro de instrumentos digital oferece três estilos de visualização específicos AMG: Modern Classic, Sport e Supersport.
Quanto à parte mecânica, debaixo do capô se encontra um motor a gasolina V8 4.0 litros AMG biturbo que no modelo básico entrega uma potência de 571 cv e 750 Nm de torque máximo. Por sua parte, a versão S eleva essa cifra até os 612 cv e 850 Nm. O motor está acoplado a uma transmissão automática SPEEDSHIFT MCT AMG de nove velocidades e um sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com ‘Drift Mode’.
Para espremer ao máximo as capacidades deste modelo esportivo, o condutor terá à sua disposição um seletor com até seis modos de condução: Slippery, Comfort, Sport, Sport , Individual e RACE (equipado de série na versão S). Também vale a pena destacar que equipam de série um diferencial autoblocante com regulagem eletrônica no eixo traseiro.