2025 - MERCEDES-AMG GT 43 COUPE
A Mercedes-AMG acaba de anunciar que está ampliando a linha do novo AMG GT Coupé com o AMG GT 43, um modelo que chega com um motor de 4 cilindros relativamente leve debaixo do capô e um sistema de tração traseira.
O motor turbo AMG de 2.0 litros desenvolve 421 cv e gera um torque máximo de 500 Nm. O toque especial é o turbocompressor elétrico de gases de escape, uma tecnologia que deriva da Fórmula 1. Esta forma de carga garante respostas especialmente espontâneas em toda a faixa de velocidades.
O turbocompressor é ativado graças a uma rede de 48 volts, que também alimenta o gerador de arranque acionado por correia. Isso proporciona um breve impulso adicional de 14 cv. Também funciona como híbrido suave no sistema elétrico de 48 volts, que, além de um aumento temporal do desempenho, também permite funções como a condução por inércia e a recuperação de energia nas fases de frenagem.
O desempenho está à altura de sua categoria, já que o AMG GT 43 acelera de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos. A velocidade máxima alcança os 280 km/h.
O motor turbo AMG de 4 cilindros e 2.0 litros do AMG GT 43 atinge sua potência máxima de 421 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 500 Nm está disponível entre 3.250 e 5.000 rpm. Dependendo da situação, o sistema também garante um impulso adicional a curto prazo de 14 cv do gerador de arranque acionado por correia (RSG).
Esta mecânica surge acoplada a uma transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G na qual uma embreagem de arranque úmido substitui o conversor de torque.
O sistema de controle ativo do ar AIRPANEL é um ponto culminante técnico para melhorar a aerodinâmica. As lâminas horizontais atrás da entrada de ar superior podem abrir e fechar mediante controle eletrônico.
O AMG GT 43 equipa de série a suspensão AMG com amortecedores de alumínio e molas helicoidais de aço. Una característica especial é o eixo dianteiro com cinco braços. Os clientes podem optar ainda por um sistema de amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL de última geração.
O sistema de freios compostos de alto desempenho AMG garante excelentes valores de desaceleração e um controle preciso. No eixo dianteiro são montados discos de freio compostos auto-ventilados e perfurados de 390 x 36 mm com pinças fixas de seis pistões, enquanto no eixo traseiro são de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um pistão.
Se o cliente quiser, o AMG GT 43 pode ser equipado com direção ativa do eixo traseiro (HAL). Dependendo da velocidade, as rodas traseiras giram em direção oposta (até 100 km/h) ou na mesma direção (mais rápido que 100 km/h) que as rodas dianteiras. Deste modo, o sistema permite um comportamento de condução ágil e estável. A mudança da direção das rodas dianteiras é mais direta, o que significa que o veículo pode ser conduzido mais facilmente no limite e com menos esforço da direção.
O AMG GT 43 oferece um pacote AMG DYNAMIC PLUS que de forma opcional inclui inúmeros componentes de alto desempenho como os suportes dinâmicos do motor, o diferencial autoblocante AMG, o programa de condução ‘RACE’ e elementos aerodinâmicos ativos.