2022 - OPEL ROCKS E-XTREME

No final do último mês de agosto a Opel revelou o Rocks-e, sua proposta de quadriciclo urbano baseado no curioso Citroën Ami. Os dois são basicamente o mesmo veículo e têm a mesma tecnologia elétrica (motor de 8.2 cv, velocidade máxima de 45 km/h e autonomia para 75 km), embora as estéticas sejam bem diferenciadas e adaptadas, em cada caso, às linguagens de cada marca.
Isso foi uma motivação para Lukas Wenzhöfer, um estudante da escola de design da Universidade de Pforzheim, na Alemanha, que tomou como base o menor Opel de todos para transformá-lo em um revolucionário 4x4. Embora tome a base do pequeno elétrico Rocks, o E-xtreme, que é como foi batizado, parece mais um carro de rádio controle ou um buggy para o deserto.
Os painéis da carroceria são o pouco que é respeitado do Rocks original, embora conte com uma série de reforços na parte de cima para dar maior rigidez ao conjunto. Os pneus são específicos para uma condução off-road e ficam protegidos apenas por pequenos para-lamas. A suspensão conta com muito mais curso que a de série e está adaptada para circular por terrenos verdadeiramente abruptos. A parte final fica arrematada com um gigantesco aerofólio que na lateral leva gravado o nome do carro e o número da unidade.
Outras modificações que foram realizadas na linha exterior recaem na iluminação, agora de LED e com faróis laminados que respeitam fielmente o olhar dos últimos Opel, como o Mokka e o novo Astra. Além disso, no teto estão instalados projetores que garantem um extra de luz em circunstâncias pouco favoráveis quando se pratica o 4x4.
Não foi revelado nada do interior, embora imaginemos que também foi produzida uma revolução graças a hipotéticos bancos bucket, volante esportivo e instrumentação específica para a prática do off-road. Wenzhöfer tampouco fala da parte técnica do E-xtreme e se foi considerada uma potenciação do motor elétrico, assim como um aumento da capacidade da bateria. Isso seria o lógico porque se o Rocks-e pesa 471 quilos com um condutor, o E-xtreme deverá ultrapassar essa cifra com a preparação que leva em cima.
O conceito do Rocks E-xtreme se parece ao do Twizy RS F1, um bestial protótipo realizado sobre a base do Twizy que na ocasião foi conduzido por Sebastian Vettel quando o alemão pertencia à escuderia Red Bull Racing.