2021 - PORSCHE 911 TURBO TECHART GTSTREET R

Parece que a TechArt gostou de criar sua própria versão de alto desempenho baseada no Porsche 911, pois o GTstreet R apresentado em 2016 terá continuidade com a geração 992 do icônico esportivo alemão. Naquela época já era um veículo radical que incluía uma série de modificações estéticas e mecânicas diferenciadas, e agora voltou a replicar esta fórmula dando como resultado um autêntico monstro que talvez seja ainda mais radical se o preparador lançar uma versão RS, como fez em 2019.
Por enquanto, resta conformar-se com o TechArt GTstreet R 2021, ou seja, um Porsche 911 em suas versões Turbo e Turbo S, que recebe um kit de carroceria ainda mais chamativo que seu antecessor. Na parte frontal destaca-se a nova cobertura para as entradas de ar, um splitter mais pronunciado, aletas adicionais nos lados, além de um capô redesenhado e inspirado no do GT3 atual. De perfil, esta máquina exibe caixas de roda alargadas, para-lamas dianteiros com brânquias muito chamativas, assim como saias específicas e rodas forjadas de 20 e 21 polegadas com um desenho aerodinâmico.
O cliente poderá escolher entre pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ou Pilot Sport 4S, ambos em medidas 265/35 ZR20 na parte dianteira e 325/30 ZR21 na traseira. Com relação à traseira, talvez a parte mais chamativa do veículo, a TechArt instalou um espetacular aerofólio de fibra de carbono, acompanhado por um para-choque redesenhado e um imponente difusor que integra perfeitamente as duas saídas de escape de uma linha elaborada em aço inoxidável com válvulas ativas pensadas para não perturbar os vizinhos.
De acordo com o renomado preparador, as peças instaladas na carroceria não só servem para melhorar a imagem do veículo, mas também contribuem em tarefas aerodinâmicas, já que conseguem reduzir a sustentação no eixo dianteiro (até 45% a 140 km/h), ao mesmo tempo que otimizam o fluxo de ar para o intercooler e aumentam a carga no eixo traseiro. Já no interior, o GTstreet R conta com boa quantidade de Alcantara, couro e fibra de carbono com toques de cores que combinam com o exterior e logotipos específicos do modelo. Cada unidade pode ser personalizada através do configurador oficial da empresa para que coincida com o gosto pessoal do proprietário.
Quanto ao propulsor, trata-se de um bloco boxer turbo alimentado de 6 cilindros e 3.8 litros que graças à presença de novos turbos e uma ECU otimizada, consegue extrair nada menos que 800 cv de potência e um torque máximo de 950 Nm. Isso significa que o GTstreet R ganha 150 cv e 150 Nm com relação ao Porsche 911 Turbo S atual. No entanto, aqueles que considerem este incremento excessivo podem optar por um pacote menos selvagem que não conta com os novos turbos, conseguindo assim 710 cv e 900 Nm.
A suspensão pode ser rebaixada em até 25 mm, com um jogo de molas esportivas e um kit de amortecedores ajustáveis do tipo coilover. Em um futuro a curto prazo, a empresa oferecerá também o pacote Clubsport opcional projetado para os mais entusiastas que pretendem curtir sua máquina nos circuitos. Este inclui bancos esportivos, um santoantonio e uma suspensão totalmente ajustável. A TechArt fabricará somente 87 exemplares a um preço de 73.000 euros antes dos impostos, mais o Porsche 911 Turbo ou Turbo S doador.