1991 - PORSCHE 968 ROADSTER CONCEPT
A era dos modelos Porsche ‘populares’, denominados ‘transaxle’ por sua configuração de motor dianteiro e transmissão na parte traseira, começou com o Porsche 924, continuou com o 944 e chegou ao fim com o Porsche 968, no ano de 1995, depois de mais de 400.000 exemplares comercializados destes modelos.
No início dos anos 90, o fabricante alemão atravessava uma grave crise financeira, em grande parte devido ao Porsche 989, um sedan no qual foi investido muito dinheiro embora nunca tenha se tornado realidade, e a saída encontrada pela marca foi o lançamento de modelos mais acessíveis.
O último deles foi o Porsche 968, lançado no ano de 1991, que escondia debaixo do capô um motor de 3.0 litros a gasolina, com 240 cv de potência e 305 Nm de torque máximo. Aliás, na época foi considerado o motor aspirado de 4 cilindros com mais torque do mundo.
Sob a direção do então designer chefe, o holandês Harm Lagaay, a marca criou um protótipo roadster do Porsche 968. Embora já existisse uma versão conversível do 968, análoga ao 968 CS restyling, o fabricante explorou outras alternativas.
As principais características deste protótipo eram a forma suave e musculosa dos para-lamas, um recorte dinâmico da cabine e um interior muito emocional, além de um para-brisa plano e pequeno, vidros laterais baixos e uma capota de tecido muito espartana. A parte traseira era mais baixa que a do 968 Cabriolet e o interior desprendia um ambiente esportivo. Este Porsche 968 seguia claramente a tradição do Porsche Speedster.
A marca de Zuffenhausen projetou este modelo único em 1991 em colaboração com a empresa American Sunroof Company, como uma versão purista do 968 Cabriolet, mas no final ficou na gaveta, já que o Porsche Boxster já estava no forno como o sucessor dos modelos transaxle da casa.
Na verdade, no final de 1992, o projeto do 968 Roadster foi interrompido definitivamente em favor do protótipo Boxster, que foi apresentado pouco depois, no Salão de Detroit no início de 1993, e com ele tinha uma característica em comum: a denominação Porsche adornando os pneus.
A ideia básica, no entanto, não estava morta totalmente. Em 1993 a Porsche fabricou o Speedster como modelo independente da geração 964 do 911, em uma pequena série de apenas 930 exemplares. Aquele modelo era baseado em um 911 Carrera 2 Cabriolet, mas com um para-brisa encurtado e uma solução específica para o teto.