2022 - RANGE ROVER
Com a concorrência dos Bentley Bentayga e Rolls-Royce Cullinan, além de modelos mais convencionais como o BMW X7, a tarefa da Land Rover passa por oferecer um Range Rover de quinta geração que supere a todos estes rivais. Para consegui-lo utilizará toda sua experiência, o carisma da marca e os últimos avanços tecnológicos em sistemas de powertrain, sem esquecer dos sistemas de condução autônomos e a conectividade.
Esta nova geração do carro-chefe da Land Rover, que mais uma vez chegará com dois tamanhos de carroceria - SWB e a LWB de chassi longo -, nos traz um modelo com uma aparência mais elegante do que nunca que vê suas linhas principais evoluídas na direção aberta pelo Range Rover Velar, com faróis mais estilizados e retangulares com uma nova tecnologia LED digital de alta definição de forma opcional - que proporciona uma faixa de luz de até 500 m - e uma grade com generosas molduras cromadas e sobretudo com uma carroceria que conta com uma lateral limpa e elegante com uma grande linha horizontal que surge a partir dos faróis dianteiros até a zaga.
A parte traseira é a zona mais inovadora deste Range Rover 2022, com novas lanternas traseiras verticais unidas com uma peça horizontal escura com a inscrição Range Rover que já deixa claro que este é ‘o rei’ entre os Range. Tudo isso com medidas muito similares ao modelo anterior.
Características do Range Rover 2022:
- Comprimento: 5.05 metros (SWB), 5.25 metros (LWB)
- Largura: 2.20 metros
- Altura: 1.87 metros
- Distância entre os eixos: 2.99 metros (SWB), 3.19 metros (LWB)
- Porta-malas: 1.841/2.818 litros (SWB), 1.050/2.727 litros (LWB com duas filas), 2.601/1.061/312 litros (LWB com três filas)
- Motores: Diesel 6 cilindros em linha de 3.0 MHEV D300, D350 e gasolina V8 4.4 sobrealimentado P530.
- Transmissão: Automática de 8 velocidades
A marca britânica já havia revelado há algum tempo que este novo Range Rover, junto com o próximo Range Rover Sport, utilizarão uma arquitetura completamente nova construída em alumínio, uma plataforma que não só será mais leve que a atual, mas que também será a menos pesada de todas as fabricadas pela Jaguar Land Rover.
A citada plataforma, conhecida como MLA - aqui em uma denominada versão MLA-Flex -, será utilizada em todos os futuros modelos da Jaguar Land Rover que variam em tamanho a partir do Jaguar XE até o Range Rover. A economia de peso que oferece com relação às opções atuais é crucial não só para conseguir um dinamismo melhorado, mas também para introduzir uma grande quantidade de tecnologias avançadas e poder enfrentar uma etapa em que a eletrificação terá grande protagonismo.
Quanto à parte mecânica, a quinta geração continuará com a tecnologia eletrificada introduzida na última atualização do Range Rover atual. Por enquanto o grosso da linha estará composta por novos propulsores Ingenium de 6 cilindros em linha com tecnologia Mild-Hybrid (MHEV) para a versões diesel D300, D350, enquanto que pela parte da gasolina haverá um potente motor V8 de 5.5 litros sobrealimentado com 530 cv de potência.
Também estarão disponíveis dois novos híbridos plug-in (PHEV) P440e e o P510e com 440 e 510 cv, que oferecerão uma autonomia elétrica de até 100 km. Estas mecânicas também equiparão um motor Ingenium de 6 cilindros com uma bateria de íons de lítio de 38.2 kWh, e um motor elétrico de 150 kW integrado na transmissão.
Em relação à prometida versão 100% elétrica, a Land Rover confirmou que estará disponível em 2024, pouco tempo depois da comercialização inicial do SUV britânico, pois os esforços nesse campo por parte da marca britânica estão concentrados em desenvolver um modelo completamente novo que signifique a chegada do primeiro Range Rover elétrico. Um automóvel que estará mais centrado em oferecer níveis elevados de conforto e um comportamento excepcional na estrada, em detrimento de suas aptidões off-road.
Mas é claro que este novo Range Rover também será o porta-estandarte da empresa britânica na hora de introduzir os últimos avanços tecnológicos da casa em um veículo. Assim, em seu interior, disponível com quatro, cinco ou sete lugares, haverá um posto de condução elegante e minimalista e já completamente digital, onde se destaca o renovado sistema de infotainment Pivi Pro em uma tela táctil central de 13.7 polegadas de desenho flutuante e um quadro de instrumentos com tela curva de 13.1 polegadas. Este sistema permitirá também receber atualizações sem fios do software do veículo, assim como a presença do Alexa que funcionará junto com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, para assim adaptar-se às preferências do condutor e configurar o carro a seu gosto. Também os passageiros da parte traseira poderão contar com telas tácteis ajustáveis de 11.4 polegadas.
Claro, tudo isso contará com o melhor em termos de acabamentos e conforto, contando nas versões mais altas com confortáveis bancos com regulagem elétrica em 24 posições e massagem, entre outras coisas que deixam claro o nível de luxo do maior dos Range Rover.