2022 - RENAULT KIGER

A Renault continua apostando tudo em uma estratégia de produto específica para cada região. Desta vez apresenta a partir da Índia um novo modelo com potencial de chegar à América Latina: o Renault Kiger, um pequeno SUV de 3.99 metros de comprimento para fazer companhia ao Duster.
Ao contrário de outros modelos da Renault fora da Europa, o Kiger segue o estilo original da marca francesa. A agressiva frente exibe uma grade integrada às luzes diurnas - posicionadas rente ao capô - e faróis principais dentro de enormes entradas de ar simuladas.
A genética francesa do design está presente sobretudo na traseira. Opta por lanternas de LED em forma de C, um para-choque alto e um pequeno spoiler integrado no nascimento do teto preto, criando um perfil muito similar ao do novo Renault Captur, que já roda na Europa.
O interior segue um estilo mais simples, mais semelhante ao trabalho da Dacia, que da Renault. Isso não significa que economize em equipamento. Em toda a linha, o Renault Kiger oferece sistema de infotainment com tela de 8.0 polegadas, climatizador automático com filtro PM2.5, carregador sem fios, chave inteligente e quadro de instrumentos com tela TFT de 7.0 polegadas.
Ao contrário do Duster, o Renault Kiger já utiliza a arquitetura global da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Sua plataforma CMF-A provem de uma versão estendida do Kwid, assim como acontece com o Triber.
A oferta mecânica na Índia está composta por dois motores. O mais acessível é um bloco aspirado de 3 cilindros e 1.0 litro, capaz de gerar 72 cv e 96 Nm. As versões mais bem-dotadas contam com um motor turbo de 1.0 litro, que desenvolve 100 cv e 160 Nm. Ambos utilizam uma transmissão manual de 5 velocidades, sendo que as automáticas são de 5 velocidades para o aspirado e CVT para o turbo.
O Renault Kiger começará a ser vendido na Índia em breve. Ao contrário de outros modelos locais da marca, o Kiger estará disponível no mercado internacional. Comenta-se de outros países asiáticos, sem fechar a porta à América Latina. A Renault logo começará a produzir no Brasil mais modelos sobre a plataforma CMF, o que permitirá ao Kiger complementar a linha do Duster, sem chegar a asfixiar o Stepway.